Reino Unido

Saiba quem é o bilionário hindu que se torna primeiro ministro do Reino Unido

Rishi Sunak, ex-executivo do setor bancário e neto de indianos, vence a eleição para a liderança do Partido Conservador e assume hoje como o primeiro chefe de governo não branco. Rei Charles III vai incumbir novo premiê de formar gabinete

Rodrigo Craveiro
postado em 25/10/2022 06:00
 (crédito: Daniel Leal/AFP)
(crédito: Daniel Leal/AFP)

Aos 42 anos, o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak se tornará, hoje, o mais jovem premiê do Reino Unido em dois séculos. Também será o único chefe de governo vindo de uma minoria étnica. O bilionário hindu, neto de indianos, foi eleito líder do Partido Conservador, depois que Penny Mordaunt — ministra de Comércio Internacional — não conseguiu o apoio de 100 parlamentares e abandonou a disputa, ao firmar apoio irrestrito a Sunak. O ex-primeiro-ministro Boris Johnson também tinha desistido da corrida ao poder. Em discurso a portas fechadas, Sunak instou o partido a se unir ou a morrer.

Pouco depois, fez um breve pronunciamento público aos britânicos, em rede nacional de televisão. "O Reino Unido é um grande país, mas não há dúvidas de que enfrentamos profundos desafios econômicos. Precisamos agora de estabilidade e de unidade. (...) Nós superaremos os desafios e construiremos um futuro melhor e mais próspero para nossos filhos e netos", declarou. "Prometo servir a vocês com integridade e com humildade, e trabalhar todos os dias em prol do povo britânico."

Sunak substituirá Liz Truss, que renunciou na última quinta-feira, pressionada pela rejeição a um plano econômico ultraliberal. Às 9h de hoje (5h em Brasília), Truss fará sua última reunião de gabinete e formalizará sua demissão ao rei Charles III, antes de proferir um discurso de despedida. O monarca receberá Sunak e o convidará a formar um governo. Antes de entrar em 10 Downing Street, a residência oficial dos premiês, o novo líder falará à nação, às 11h35 (7h35 em Brasília).

O opositor Partido Trabalhista tornou a desqualificar o processo de escolha do sucessor de Truss. A vice-líder Angela Rayner declarou que Sunak não tem "mandato" para exercer o cargo de primeiro-ministro e renovou os pedidos para a realização de eleições gerais — o apelo tinha sido feito depois da renúncia de Truss.

Professora do curso de Relações Internacionais da ESPM e doutora em relações internacionais pela London School Economics (LSE), Carolina Pavese admitiu ao Correio que Sunak é reconhecidamente um "grande articulador político" e alguém com uma boa capacidade de comunicação. "Ele veio do mercado financeiro. Trabalhou por muito tempo na Goldman Sachs e, por isso, tem como maior qualidade a habilidade de dialogar e de falar a linguagem do mercado, principalmente do setor financeiro", explicou.

Segundo Pavese, isso credita Sunak a receber um voto de confiança para tomar medidas econômicas eficazes para tirar o Reino Unido da crise. Ela cita o excesso de vaidade como um risco ao seu governo. "Sunak é um grande estrategista político, mas também pessoal. Acho que nem ele imaginava que, um mês e meio depois de ter que aplaudir a nomeação de Liz Truss, tivesse a chance de chegar ao cargo que sempre almejou sem enfrentar um processo de disputa com outros candidatos. Isso deve lhe afagar ainda mais o ego", disse.

Pavese antecipa que as atenções dos britânicos e do mundo se focarão no pacote econômico preparado por Sunak. "Ele havia anunciado que era a favor dos cortes de impostos, mas desde que seguissem o controle da inflação. É possível que ele se preocupe mais com as contas do governo", observou, ao citar um provável pragmatismo na economia e no comércio internacional.

Desespero

Anthony Glees, professor da Universidade de Buckingham, avalia que a escolha por Sunak surgiu do desespero. "O contexto é de extrema fragilidade econômica e profunda instabilidade política. Não creio que, em tempos normais, ele seria um candidato credível a primeiro-ministro, por ser muito jovem e não ter boa experiência ministerial. Além disso, jamais liderou o Partido Conservador", afirmou ao Correio. No entanto, o especialista sustenta que Sunak estava certo ao alertar sobre os perigos da política econômica de Truss — focada em contrair empréstimo para financiar cortes de impostos — e ao rejeitá-la como um plano de crescimento. 

O discurso proferido ontem à noite pelo novo primeiro-ministro preocupa Glees. "Soou robótico e impessoal. Durou poucos segundos. Desde a renúncia de Truss, na quinta-feira, Sunak se mantinha calado", disse Glees. Se falar pouco e agir muito, talvez consiga cumprir com a missão que terá pela frente. "Ele deverá restaurar a disciplina fiscal, e não pegar empréstimo que não seja compatível com a capacidade de quitação. Terá que aumentar os impostos e reforçar a austeridade. Sunak precisará renegociar o acordo do Brexit (divórcio entre Reino Unido e Europa). As exportações para a UE despencaram 17 pontos percentuais. Em 2020, o Reino Unido tinha 90% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita que a Alemanha tinha. Agora, caiu para 70%", acrescentou Glees. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Bolos de chocolate na "cara" do rei

 (crédito: Just Stop Oil )
crédito: Just Stop Oil

Depois de arremessarem sopa de tomate contra o quadro Girassóis, de Vincent Van Gogh, ativistas da ONG Just Stop Oil voltaram a atacar, dessa vez no museu de cera Madame Tussauds, em Londres. Eilidh McFadden, 20 anos, e Tom Johnson, 29, compraram ingressos, entraram no prédio às 10h30 (6h30 em Brasília), tiraram bolos de chocolate de sacolas térmicas e os jogaram contra o boneco de cera do rei Charles III. "Nas palavras do rei, a ciência é clara", gritaram. "A demanda é simples: parem com mais petróleo e gás. É moleza."

"Socialista" meticuloso

 (crédito: Tolga Akmen/AFP)
crédito: Tolga Akmen/AFP

Rishi Sunak é um bilionário ex-banqueiro, neto de imigrantes indianos e defensor da ortodoxia orçamentária. A prudência na área econômica rendeu-lhe o rótulo de "socialista" por membros da direita, que agora o considera como a pessoa certa para acalmar os mercados e estabilizar a economia em recessão. 

Nascido em 12 de maio de 1980 em Southampton, na costa sul da Inglaterra, Sunak é o mais velho dos três filhos de um médico do serviço de saúde pública e de uma farmacêutica. Nascidos na Índia, seus avós emigraram para o leste da África Oriental britânica nos anos 1960.

No passado, Sunak fez um juramento no Bhagavad Gita, livro sagrado do hinduísmo, escrito em sânscrito. E agora se torna o primeiro chefe de governo dessa religião, e o primeiro não branco, justo no início do Diwali, um grande feriado hindu de cinco dias. Muitos britânicos o veem como um tecnocrata muito rico, desconectado da vida da população. Por sua vez, simpatizantes do ex-premiê Boris Johnson o consideram um "traidor" que, com sua renúncia ao cargo de ministro das Finanças em julho, desencadeou a queda do líder polêmico.

Sunak é meticuloso, sempre com o cabelo penteado, vestido com roupas de grife e um sorriso eterno nos lábios. Ele afirma não beber álcool e tem um cuidado extremo com sua imagem de seriedade. Quando adolescente, estudou na Winchester College, um elegante internato para meninos, e cursou política, filosofia e economia nas prestigiosas universidades britânica de Oxford e americana de Stanford. Conheceu a esposa, Akshata, na Califórnia, onde o casal, que tem duas filhas, morou antes de se mudar para o Reino Unido.

Antes de entrar para a política, trabalhou no mundo das finanças. Em maio, entrou na lista das grandes fortunas. Ele e a esposa têm um patrimônio estimado em 730 milhões de libras (cerca de R$ 4,8 bilhões).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação