Espaço

Em experimento, empresa usa helicóptero para "segurar" foguete em queda

Focada no ramo espacial, a empresa Rocket LAB transmitirá, na tarde desta sexta-feira (4/11), a "caça" ao foguete. O experimento tem objetivo de encontrar um meio seguro e de baixo custo de devolver foguetes à Terra para reutilização

Francisco Artur
postado em 04/11/2022 15:53 / atualizado em 04/11/2022 16:07
Com transmissão ao vivo no site da Rock Lab, a ação
Com transmissão ao vivo no site da Rock Lab, a ação "Prenda-me se puder" irá começar entre 14h15 e 15h30 (no horário de Brasília) desta sexta - (crédito: Reprodução/Rocket Lab)

A startup americana Rocket Lab vai lançar, nesta sexta-feira (4/10), um helicóptero capaz de "capturar" foguetes no ar, enquanto esses equipamentos caem de volta à terra. Intitulada “Prenda-me se puder”, a missão comandada pela empresa lançará, inicialmente, um de seus foguetes ao espaço para que, em seguida, dispare o helicóptero para capturar o objeto.

Com transmissão ao vivo no site da Rock Lab, a ação “Prenda-me se puder” irá começar entre 14h15 e 15h30 (no horário de Brasília) desta sexta. A operação de lançamento do foguete ocorrerá na Península Mahia, na Nova Zelândia. O resgate feito pelo helicóptero será no mar, a cerca de 160 milhas náuticas da península de Banks, também na Nova Zelândia.

O objetivo deste projeto, segundo o CEO da Rocket Lab, Peter Beck, é encontrar um meio seguro e de baixo custo de devolver foguetes à Terra para reutilização. Helicóptero irá capturar foguete no ar, garante startup americana 

A missão

Momentos após o foguete ser lançado e entrar em órbita, o objeto estará sob a lei da gravidade e descerá de volta à Terra sobre o mar. A Rock Lab prevê que, durante a descida, o equipamento atinja 8.300 quilômetros por hora e temperaturas de até 2.400 ° C.

Essa velocidade, no entanto, será diminuída para 36 quilômetros por hora por meio da liberação de um paraquedas que ficará acoplado ao foguete. Neste momento, em que o helicóptero também estará com velocidade na faixa dos 30 a 40 quilômetros, descerá de cima, tentando se prender ao paraquedas por meio de um gancho.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação