GUERRA NO LESTE EUROPEU

Ucrânia diz que Rússia brinca de "jogo da fome" mundial ao reter grãos

A Ucrânia foi convidada para a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático pela primeira vez este ano e assinou um acordo de paz com o grupo, que conta com uma população de 700 milhões de pessoas no total

Agência Estado
postado em 12/11/2022 14:37 / atualizado em 12/11/2022 14:37
 (crédito: Serviço de Segurança da Ucrânia/AFP)
(crédito: Serviço de Segurança da Ucrânia/AFP)

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pressiona países do Sudeste Asiático por apoio político e material na luta de seu condado contra a Rússia, enquanto acusa Moscou de brincar de "jogos da fome" com o mundo ao reter carregamentos de grãos ucranianos e outros produtos agrícolas.

Kuleba disse a repórteres que o mundo precisa pressionar a Rússia a não se opor à extensão do acordo que permite a exportação de grãos e fertilizantes ucranianos - o atual está para vencer em 19 de novembro -, afirmando que os produtos são essenciais para a África e Ásia.

Além disso, o ministro acusou inspetores russos de "sabotagem silenciosa", alegando que eles intencionalmente demoram para permitir as remessas dos produtos.

Não só a Rússia tem de "continuar a fazer parte da iniciativa, mas também tem de instruir os seus inspetores a agir de boa fé e a evitar quaisquer medidas, quaisquer medidas, que criem obstáculos e dificultem a exportação de produtos agrícolas ucranianos para o mercado global", afirmou. "A Rússia deveria - deve - parar de brincar de jogos da fome com o mundo."

A Ucrânia foi convidada para a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês) pela primeira vez este ano e assinou um acordo de paz com o grupo, que conta com uma população de 700 milhões de pessoas no total. Oito dos 10 países da Asean - com exceção de Vietnã e Laos - votaram a favor da resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que condena a Rússia pela guerra. (Fonte: AP)

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.