guerra no leste europeu

Polônia confirma duas mortes após ataque com 'míssil de fabricação russa'

Joe Biden, e o presidente da Polônia Andrzej Duda concordaram dar os "próximos passos" após explosões em território polonês

AFP
postado em 15/11/2022 22:56 / atualizado em 15/11/2022 22:58
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Um projétil de fabricação russa caiu nesta terça-feira na Polônia às 14h40 GMT (11h40 em Brasília) e matou duas pessoas na cidade fronteiriça de Przewodow, confirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, Lukasz Jasina.

"Um míssil de fabricação russa caiu, matando dois cidadãos da República da Polônia", disse Jasina em comunicado, acrescentando que o embaixador russo em Varsóvia foi convocado para pedir "explicações detalhadas" sobre o ocorrido.

Primeiro-ministro polonês pede calma à população

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, pediu nesta terça-feira (15) à população que mantenha a calma após a queda de mísseis de fabricação russa que mataram duas pessoas em uma cidade perto da fronteira com a Ucrânia.

"Peço a todos os poloneses que mantenham a calma diante desta tragédia (...) Precisamos ter moderação e cautela", declarou Morawiecki após reuniões de emergência do governo em Varsóvia.

Presidente polonês diz que não há 'prova inequívoca' de quem disparou míssil

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse que não há evidências claras de quem disparou o míssil que matou duas pessoas em uma cidade polonesa nesta terça-feira (15), embora tenha dito que eram provavelmente de fabricação russa.

"No momento, não temos uma prova inequívoca de quem disparou o míssil, uma investigação está em andamento. Provavelmente foi fabricado na Rússia", declarou Duda a repórteres.

Biden e Duda vão definir 'próximos passos' após explosões

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo polonês, Andrzej Duda, falaram sobre as explosões na Polônia nesta terça-feira e concordaram em dar os "próximos passos", informou a Casa Branca.

"Ambos os líderes decidiram ficar em contato, assim como suas equipes, para determinar os próximos passos à medida que a investigação avança", disse o Executivo dos EUA em um comunicado.

Relatos não confirmados da imprensa atribuíram as explosões à queda de mísseis russos, que Moscou descreveu como "provocações".

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação