COPA DO MUNDO

Presidente de Portugal sobre Catar não respeitar direitos humanos: "Esqueçamos isto"

Declarações do presidente português ocorrem em meio a questionamentos sobre a forma como o país do oriente médio lida com os direitos humanos. Políticos de Portugal pedem que seleção boicote a Copa do Catar

Francisco Artur
postado em 18/11/2022 09:53 / atualizado em 18/11/2022 18:14
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A três dias do início da Copa do Mundo no Catar, prevista para domingo (20/11), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, minimizou o fato de o país mulçumano ser uma ditadura em detrimento do apoio à seleção portuguesa na competição.

“O Catar não respeita os direitos humanos. Toda a construção dos estádios e tal, mas, enfim, esqueçamos isto. É criticável, mas concentremo-nos na equipe (equipe portuguesa). Começamos muito bem e terminamos em cheio”, disse Rebelo de Sousa, na última quinta-feira (17/11), em entrevista à imprensa no Estádio José Alvalade, em Lisboa. 

O comentário do presidente português foi feito após sua seleção vencer, por 4 a 0, um amistoso contra a Nigéria.

Rebelo de Sousa explicou aos jogadores que a Copa no Catar será “um campeonato muito difícil”, não só por uma inédita calendarização no inverno europeu, como pelas “condições muito difíceis, da construção dos estádios aos direitos humanos”.

Polêmica

As declarações do presidente português ocorrem em meio a questionamentos sobre a forma como o Catar lida com os direitos humanos.

Também na quinta-feira, a associação Frente Cívica pediu ao presidente de Portugal, ao primeiro-ministro, António Costa, e ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que boicotem o evento de futebol.

Na Copa do Mundo, Portugal estreia no próxima quinta-feira (24/11), contra a equipe de Gana. A seleção que terá os craques Cristiano Ronaldo e o brasileiro naturalizado português Pepe estará no grupo H do torneio. Além de Gana, Portugal enfrentará o Uruguai e a Coreia do Sul.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação