EUA

Negar resultados eleitorais é 'caminho para o caos', alerta Biden

Ao se pronunciar seis dias antes das eleições de meio de mandato, o presidente assinalou que este "não é um ano normal"

O presidente americano, Joe Biden, alertou nesta quarta-feira que a recusa de alguns candidatos republicanos a aceitar os resultados das eleições de meio de mandato é um "caminho para o caos".

"Há candidatos disputando todos os níveis de cargos nos Estados Unidos que não se comprometem a aceitar os resultados das eleições das quais participam", destaca Biden em trechos de um discurso que fará mais tarde em Washington, divulgado pela Casa Branca.

"Esse é o caminho para o caos nos Estados Unidos. Não tem precedentes. É ilegal e antiamericano", critica o presidente. "Como disse antes, você não pode amar seu país apenas quando vence", acrescentou.

Ao se pronunciar seis dias antes das eleições de meio de mandato, o presidente assinalou que este "não é um ano normal". "Em um ano normal, não somos frequentemente confrontados com o questionamento se o voto que damos irá preservar a democracia o colocá-la em risco."

O consenso entre os observadores das eleições é de que os democratas serão varridos do poder na Câmara dos Representantes por uma maré vermelha republicana na próxima terça-feira, enquanto o controle do partido no Senado está por um fio.