Peru

O que se sabe sobre a crise no Peru após presidente fechar Congresso e adotar 'governo de exceção'

Em uma mensagem de 10 minutos, o presidente disse que suas decisões são uma resposta ao "obstáculo" imposto pelo Poder Legislativo ao seu governo

BBC
Redação - BBC News Mundo
postado em 07/12/2022 15:41 / atualizado em 07/12/2022 15:42
 (crédito: Twitter)
(crédito: Twitter)

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira (07/12), em rede nacional, sua decisão de fechar o Congresso e estabelecer um "governo de exceção".

Castillo fez o anúncio inesperado - que foi descrito como um golpe de Estado por representantes de todo o espectro político - poucas horas depois que uma moção de vacância, algo similar a um pedido de impeachment, foi discutida contra ele, em meio a inúmeras acusações de corrupção.

Em uma mensagem de 10 minutos, o presidente disse que suas decisões são uma resposta ao "obstáculo" imposto pelo Poder Legislativo ao seu governo.

"Em resposta à reivindicação cidadã em todo o país, tomamos a decisão de estabelecer um governo de emergência visando a instauração do Estado de direito e da democracia", afirmou antes de anunciar as medidas que a sua decisão implica.

Pedro Castillo
Reuters

São elas:

  • Dissolução temporária do Congresso;
  • Convocação para eleições de um Congresso Constituinte;
  • Governo baseado em decretos-lei até que haja uma nova Constituição;
  • Toque de recolher em todo o país das 22:00 às 04:00 a partir de 7 de dezembro;
  • Reorganização do Judiciário e demais órgãos judiciais;
  • Confisco de armas em posse ilegal de civis.

"O modelo econômico baseado em uma economia social de mercado será escrupulosamente respeitado", afirmou o presidente. "A propriedade privada será respeitada e garantida."

Após o anúncio, alguns legisladores do Congresso anunciaram que permaneceriam na legislatura.

Os parlamentares marcaram uma sessão para a tarde desta quarta-feira em que devem discutir uma moção de vacância que, se aprovada, afastaria o presidente de suas funções.

Castillo assumiu a Presidência em julho de 2021. Desde então, enfrentou diversas acusações de corrupção e foi obrigado a substituir sua pasta de ministros em diversas ocasiões.

Após o anúncio do presidente, os ministros da Economia, Justiça, Trabalho e Relações Exteriores anunciaram sua renúncia.

O comandante do Exército, general Walter Córdova Alemán, também entregou seu cargo em mensagem enviada ao Ministério da Defesa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC