Igreja Católica

Papa revela que assinou carta de renúncia para o caso de problemas de saúde

Francisco, que completou 86 anos no sábado, já havia dito que deixaria o papado se problemas de saúde o impedissem de fazer seu trabalho.

Agência France-Presse
postado em 18/12/2022 10:56 / atualizado em 18/12/2022 10:56
 (crédito:  FILIPPO MONTEFORTE / AFP)
(crédito: FILIPPO MONTEFORTE / AFP)

Cidade do Vaticano, Santa Sé - O papa Francisco revelou pela primeira vez em uma entrevista neste domingo (18) a um jornal espanhol que assinou uma carta de renúncia há quase uma década, caso sua saúde o impeça de desempenhar suas funções.

Francisco, que completou 86 anos no sábado, já havia dito que deixaria o papado se problemas de saúde o impedissem de fazer seu trabalho.

"Já assinei minha renúncia em caso de impedimento médico", disse em entrevista ao jornal espanhol ABC.

Francisco explicou que assinou a carta e a entregou em 2013 ao então secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, antes dele se aposentar.

"Assinei e disse: 'Em caso de impedimento por razões médicas ou qualquer outra coisa, aqui está a minha renúncia. Você já tem'", explicou o papa.

Questionado pelo entrevistador se gostaria que este fato fosse conhecido, Francisco respondeu: "É por isso que te disse".

Francisco tem dificuldade para andar devido a um problema inoperável no joelho que o obrigou a usar uma cadeira de rodas nos últimos meses. Ele também teve que cancelar ou reduzir as atividades várias vezes no ano passado devido à dor.

Em uma entrevista em julho, ele reconheceu que precisava desacelerar. “Acho que com a minha idade e com essa limitação, tenho que me preservar um pouco para poder servir a igreja. Ou, alternativamente, pensar na possibilidade de me afastar”, disse então.

O antecessor de Francisco, Bento XVI, renunciou em 2013 devido a problemas de saúde. Ele agora vive na Cidade do Vaticano.

Na entrevista, o pontífice também disse que planeja viajar a Marselha no próximo ano para participar de uma reunião de arcebispos, cuja data ainda não foi especificada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação