Estados Unidos

Congresso dos EUA pede acusações penais contra Trump por invasão do Capitólio

O comitê sugeriu acusar o ex-presidente dos EUA por incitação à insurreição, obstrução de procedimento oficial, conspiração para fraudar o governo e fazer declarações falsas

Agence France-Presse
postado em 19/12/2022 17:36 / atualizado em 19/12/2022 17:38
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, é exibido em uma tela durante uma reunião do Comitê Seleto para Investigar o Ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA no Canon House Office Building no Capitólio em 19 de dezembro de 2022 em Washington , DC. -  (crédito: Al Drago/Getty Images/AFP )
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, é exibido em uma tela durante uma reunião do Comitê Seleto para Investigar o Ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA no Canon House Office Building no Capitólio em 19 de dezembro de 2022 em Washington , DC. - (crédito: Al Drago/Getty Images/AFP )

Um comitê da Câmara dos Representantes que investiga a invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 2021 recomendou, nesta segunda-feira (19), apresentar acusações penais contra o ex-presidente Donald Trump.

O comitê sugeriu por unanimidade ao Departamento de Justiça acusar Trump de incitação à insurreição, obstrução de procedimento oficial, conspiração para fraudar o governo e fazer declarações falsas.

'Não é apto para ocupar nenhum cargo'

A negativa do ex-presidente Donald Trump para deter imediatamente a invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 2021 mostra que ele "não é apto para ocupar nenhum cargo", disse, nesta segunda-feira (19), Liz Cheney, vice-presidente do comitê da Câmara dos Representantes que investigou o ataque.

"Ninguém que se comportou assim naquele momento pode voltar a ocupar um cargo de autoridade em nossa nação", declarou Liz Cheney, filha do ex-vice-presidente Dick Cheney. "[Trump] não é apto para ocupar nenhum cargo", enfatizou ela na reunião final do comitê.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação