Guerra no Leste Europeu

Zelenski volta a Kiev após assegurar pacote de apoio militar dos EUA

Em publicação na sua conta do Telegram, Zelenski afirmou que as forças armadas ucranianas estão "trabalhando rumo à vitória"

Agência Estado
postado em 23/12/2022 11:26
 (crédito: Genya Savilov/AFP)
(crédito: Genya Savilov/AFP)

O presidente da Ucrânia, VolodymIr ZelenskI, emitiu outro comunicado provocador ao retornar para a capital do país nesta sexta-feira, 23, após visitar os Estados Unidos para discutir a guerra e assegurar um novo pacote de suporte militar dos Estados Unidos no valor de 1,8 bilhão de dólares.

Em publicação na sua conta do Telegram, Zelenski afirmou que as forças armadas ucranianas estão "trabalhando rumo à vitória". O retorno do presidente ucraniano ocorre enquanto a Rússia lança novos ataques aéreos nas frentes leste e sul e em outras partes do país.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a guerra terminaria na mesa de negociações assim que a "operação militar especial" atingir "os objetivos que a Federação Russa estabeleceu", acrescentando que "um progresso significativo foi feito na desmilitarização da Ucrânia".

Segundo Peskov, o presidente russo, Vladimir Putin, deve visitar nesta sexta-feira uma fábrica de armas em Tula, cerca de 150 quilômetros ao sul de Moscou, e presidirá uma reunião sobre a indústria de armas do país. Fonte: Associated Press.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.