PERIGO

Rússia finaliza ogiva nuclear Poseidon, o 'torpedo do Juízo Final'

O super torpedo russo, seria capaz de desencadear ondas radioativas no oceano para tornar as cidades costeiras inabitáveis

Luísa Mariana Moura*
postado em 18/01/2023 12:07
 (crédito: Ilya PITALEV / SPUTNIK / AFP)
(crédito: Ilya PITALEV / SPUTNIK / AFP)

A agência estadual russa Tass informou na segunda-feira (16/1), não oficialmente, que a Rússia finalizou a produção das ogivas nucleares, uma espécie de bomba nuclear, que serão usadas no Poseidon, ou também chamado de torpedo do juízo final. Em 2018,  o presidente Vladimir Putin anunciou o modelo como uma “arma invencível”.

“As primeiras cargas de munição Poseidon foram fabricadas, e o submarino Belgorod as receberá em um futuro próximo”, disse a Tass. O torpedo será transportado pelo K-329 Belgorod, um submarino nuclear especial que foi construído pelo Estaleiro Sevmash.

A informação liberada pela agência russa, ocorreu em um momento crítico na Guerra da Ucrânia, mostrando o poder bélico do país. Outras partes do torpedo também foram finalizadas, o Poseidon possui 24 metros de comprimento e pode atingir a velocidade de 130 quilômetros por hora e destruir alvos a mais de 10 mil quilômetros de distância, através de um reator nuclear que servirá como fonte de energia.

Essa não é a primeira demonstração de poderio bélico feito pela Rússia. Recentemente, na véspera do Ano Novo, Putin apontou suas desavenças com o ocidente, o descrevendo como seu verdadeiro inimigo e enviando uma fragata com mísseis hipersônicos para o Oceano Atlântico, como uma espécie de aviso.

Em discurso de 2018, Putin disse que “eles são muito silenciosos, têm alta capacidade de manobra e são praticamente indestrutíveis para o inimigo. Não há arma que possa combatê-los no mundo hoje”.

A arma inovadora tem início dos planos de Josef Stalin, na União Soviética, com a ideia era construir um torpedo de fosse capaz de devastar cidades costeiras dos Estado Unidos.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE