Desaparecidos

Oito desaparecidos após naufrágio entre Japão e Coreia do Sul

De acordo com um porta-voz da Guarda Costeira do Japão, 14 tripulantes foram resgastados e ainda não se sabe a condição ou a nacionalidade dessas pessoas

Agência France-Presse
postado em 25/01/2023 08:42
 (crédito: Handout / KOREA COAST GUARD / AFP)
(crédito: Handout / KOREA COAST GUARD / AFP)

Tóquio, Japão - As Guardas Costeiras do Japão e da Coreia do Sul procuram, nesta quarta-feira (25), por oito tripulantes de um cargueiro que afundou entre os dois países, depois que outros 14 foram resgatados.

"Um total de 14 foram resgatados", disse um porta-voz da Guarda Costeira japonesa à AFP. "Ainda não sabemos sua condição ou nacionalidade", acrescentou o porta-voz, que pediu para não ser identificado.

Onze dos resgatados estavam "inconscientes", disse a Guarda Costeira sul-coreana, depois de informar que os tripulantes resgatados estavam sendo transferidos para Nagasaki, no sudoeste do Japão.

O navio Jin Tian, um cargueiro de 6.651 toneladas registrado em Hong Kong, emitiu um pedido de socorro na noite de terça-feira, quando estava 110 km a oeste das remotas ilhas Danjo, no sudoeste do Japão, disse a Guarda Costeira deste país.

Três embarcações privadas que estavam na área ajudaram a recolher vários dos náufragos. Um avião da Guarda Costeira japonesa e dois navios chegaram ao local, enquanto outros navios japoneses e sul-coreanos estavam a caminho para dar apoio, segundo autoridades de ambos os países.

O capitão do navio usou um telefone via satélite na manhã desta quarta-feira para informar à Guarda Costeira sul-coreana que ele e a tripulação estavam deixando o navio, que estava afundando. O contato foi posteriormente perdido.

O acidente ocorreu quando uma frente fria atingiu grande parte do Japão, com forte nevasca em algumas áreas e temperaturas de 3 ºC durante o dia próximo ao local do resgate. A tripulação a bordo incluía 14 chineses e oito birmaneses, disse a Guarda Costeira japonesa.

Em 2020, um navio de carga com 43 tripulantes e 6.000 cabeças de gado naufragou perto do sudoeste do Japão após encontrar um tufão. Dois tripulantes sobreviveram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE