ESPANHA

Jornal espanhol critica evento da Universal com venda de bíblias a 50 euros

O jornal El País descreveu o bispo Edir Macedo, fundador da igreja, como "ultraconservador" e "responsável por sustentar políticos da extrema-direita"

Correio Braziliense
postado em 22/02/2023 12:48
 (crédito: Reprodução/ Facebook)
(crédito: Reprodução/ Facebook)

O jornal espanhol El País criticou evento realizado pela igreja Universal, com o bispo Edir Macedo, no domingo (19/2), em Madrid. O periódico se referiu ao religioso como "pastor" do ex-presidente Bolsonaro (PL) e um dos "líderes evangélicos responsáveis por sustentar políticos ligados à ideologia da extrema-direita".

"Ultraconservador, ele defendeu que as mulheres não deveriam ir à universidade, comparou homossexuais a bandidos e demonizou causas de esquerda como a ideologia de gênero. Sua igreja evangélica tem cerca de sete milhões de fiéis no Brasil e seu apoio foi visto como decisivo na vitória em 2018 do líder de extrema-direita Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais", descreveu o jornal.

O El País também destacou a "comercalização da fé". Em apenas sete minutos, a igreja vendeu cerca de 80 bíblias, a 50 euros cada, arrecadando mais de R$ 22 mil. "Macedo levantou-se de sua cadeira e desceu até a nave central para falar junto aos fiéis. Ele iniciou um discurso espiritual sobre como somente aquele que bebe da água de Jesus terá uma vida feliz e próspera. Para saciar essa sede, ele os aconselhou a não se entregarem a drogas ou sexo", relatou.

O Correio tenta contato com a igreja Universal para ter algum posicionamento sobre as críticas. No entanto, até a publicação desta matéria, o jornal não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE