Jornal Correio Braziliense

GUERRA NO LESTE EUROPEU

Músico Roger Waters denuncia Ucrânia por 'provocações' à Rússia

O músico britânico de 79 anos, um dos fundadores da banda Pink Floyd, foi convidado por Moscou para falar aos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU

Rogers Waters, um dos fundadores da lendária banda de rock britânica Pink Floyd, denunciou, nesta quarta-feira (8/2), as "provocações" que levaram à invasão russa da Ucrânia, em um discurso perante o Conselho de Segurança da ONU que provocou a revolta de Kiev.

O músico britânico de 79 anos, que gerou polêmica por sua posição sobre a guerra, foi convidado por Moscou para falar aos 15 membros do Conselho.

"A invasão da Ucrânia pela Federação Russa foi ilegal. Eu a condeno nos termos mais fortes possíveis", declarou o músico britânico em um vídeo exibido ao Conselho.

Waters, no entanto, deu a entender na continuação de seu discurso que Kiev também tinha culpa. "Mas a invasão russa da Ucrânia também não foi por falta e provocação. Portanto, também condeno os provocadores nos termos mais fortes possíveis", acrescentou.

O embaixador da Ucrânia na ONU contra-atacou com o título de uma das canções mais famosas do Pink Floyd.

"Que triste para seus ex-fãs vê-lo aceitar o papel de ser apenas um tijolo na parede, uma parede de desinformação e propaganda russa", criticou Sergiy Kyslytsya.

O representante de Kiev também fez referência ao porco inflável rosa gigante que apareceu em muitos dos shows da banda.

Kyslytsya disse que ficou surpreso por Waters não ter trazido o balão para a câmara do Conselho de Segurança. "O que poderia ter sido desta vez, Sr. Waters? Porcos com suásticas e a foice e o martelo?", perguntou.

A cidade polonesa de Cracóvia declarou Waters "persona non grata" em setembro, depois de suspender seus shows por causa de sua posição sobre a guerra.

Naquele mês, Waters havia escrito uma carta aberta dizendo que o Ocidente deveria parar de fornecer armas a Kiev, acusando o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, de permitir um "nacionalismo extremo" no país e instando-o a "pôr fim a esta guerra mortal".

Esta semana, Polly Samson, uma compositora que escreveu canções do Pink Floyd e de seu guitarrista e marido, David Gilmour, chamou Waters de "antissemita" e "apologista de Putin" em uma postagem no Twitter.

Waters respondeu publicando uma declaração no Twitter dizendo que "refutava totalmente" a alegação de Samson.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!