CHINA

Xi Jinping obtém terceiro mandato como presidente da China

Candidato único à Presidência, o mandatário de 69 anos recebeu um novo mandato como chefe de Estado, cargo que ostenta desde 2013

Agence France-Presse
postado em 10/03/2023 08:43 / atualizado em 10/03/2023 08:43
 (crédito: NOEL CELIS / AFP)
(crédito: NOEL CELIS / AFP)

Xi Jiping obteve, nesta sexta-feira (10/3), um inédito terceiro mandato presidencial na China após uma votação do órgão parlamentar do país, ratificando sua condição de líder mais poderoso em décadas.

O resultado da votação dos deputados, divulgado pouco antes das 11h00 locais (00h00 de Brasília), foi avassalador: 2.952 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.

Não foi um resultado inesperado dado que o Parlamento está, na prática, subjugado ao Partido Comunista (PCC), que já em outubro o reelegeu por mais cinco anos como secretário-geral e chefe do Exército, os dois cargos mais importantes do país.

Candidato único à Presidência, o mandatário de 69 anos recebeu um novo mandato como chefe de Estado, cargo que ostenta desde 2013.

Os últimos meses foram difíceis para Xi, com grandes manifestações no final de novembro contra sua política de "covid zero" e uma onda de mortes após o abandono dessa estratégia em dezembro.

Essas questões delicadas foram evitadas durante a sessão anual do Parlamento, um evento cuidadosamente coreografado no qual Li Qiang, aliado de Xi, deverá substituir Li Keqiang como primeiro-ministro.

O Congresso Nacional do Povo (CNP) reunido em Pequim também deve eleger formalmente um novo vice-presidente para substituir Wang Qishan.

Os deputados concentraram-se nestes dias num projeto de reforma institucional que visa fortalecer o Ministério da Ciência e Tecnologia e as capacidades da China no setor digital.

Xi estabeleceu como prioridade o desenvolvimento desses setores em busca da autossuficiência da China diante do que Pequim vê como uma política de "contenção" do Ocidente para impedir o desenvolvimento do gigante asiático.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE