ESTADOS UNIDOS

Trump deixa tribunal e se declara inocente de 34 acusações criminais

Além do suborno a atriz pornô, o ex-presidente é investigado por pressionar funcionários públicos a anular a vitória de Joe Biden em 2020

Correio Braziliense
postado em 04/04/2023 17:02
 (crédito: SETH WENIG / POOL / AFP)
(crédito: SETH WENIG / POOL / AFP)

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se declarou inocente, nesta terça-feira (4/4), das 34 acusações criminais apresentadas contra ele por ter subornado uma atriz pornô em troca de seu silêncio antes das eleições presidenciais de 2016, em uma audiência de duas horas realizada em Nova York. O teor das acusações deve ser divulgado em breve.

O caso da atriz pornô Stormy Daniels é apenas um dos que ameaçam o ex-presidente, que também é investigado por pressionar funcionários públicos para anular a vitória de Joe Biden em 2020, com uma ligação telefônica gravada na qual pediu ao secretário de Estado da Geórgia que "encontrasse" votos suficientes para reverter o resultado.

Além disso, ele é investigado por seu possível papel na insurreição de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio, assim como pela custódia de documentos confidenciais depois de deixar a Casa Branca. No final do dia, há a expectativa de que Trump participe de uma entrevista coletiva em sua residência, na Flórida.

Como Trump chegou a esta situação? 

A Justiça de Nova York abriu uma investigação em 2018 sobre o pagamento de 130 mil dólares (R$ 420 mil em valores da época) à atriz pornô Stormy Daniels, pouco antes das eleições presidenciais de 2016, para esconder uma suposta relação extraconjugal de Donald Trump.

A quantia não foi incluída nas contas de campanha do candidato republicano, o que violaria as leis eleitorais estaduais, mas foi registrada como "honorários advocatícios" nas despesas de sua empresa, com sede em Nova York.

Em janeiro, o promotor do distrito de Manhattan, o democrata Alvin Bragg, nomeou um grande júri, um painel de cidadãos selecionados aleatoriamente com poderes de investigação, para determinar se havia provas suficientes para acusar Donald Trump. Depois de três meses de investigações e depoimentos de testemunhas, o grande júri decidiu indiciá-lo, mas não tornou públicas as acusações.

Com informações da AFP*

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE