Equador

Trinta atiradores matam nove pessoas em porto no norte do Equador

De acordo com o jornal El Universal, o atentado tinha como alvo um homem de apelido "Papá", que estaria próximo de um grupo delinquente conhecido como Los Patones

Correio Braziliense
postado em 12/04/2023 06:00
 (crédito: Polícia Nacional do Equador/AFP)
(crédito: Polícia Nacional do Equador/AFP)

Nove pessoas foram mortas, ontem, no norte Equador, atacadas por cerca de 30 homens que chegaram em lanchas e automóveis a um porto de pescadores artesanais na província de Esmeraldas (norte), na fronteira com a Colômbia. Foi "realizado o levantamento de sete cadáveres do Porto Pesqueiro Artesanal do cantão (Esmeraldas) e outros dois em um centro de saúde vizinho, os mesmos foram trasladados ao Centro Médico Legal", detalhou o Ministério Público (MP) em sua conta no Twitter.

O ministro do Interior, Juan Zapata, detalhou que o ataque ocorreu por volta das 9h locais (11h em Brasília) em um porto de pescadores, onde havia entre 1.500 e 2.000 pessoas. "Trinta homens fortemente armados (...) efetuaram os disparos de forma criminosa", disse o ministro em entrevista ao canal Ecuavisa. Segundo o Ministério do Interior, o atentado ocorreu porque os pescadores "preferiram a segurança" de uma das quadrilhas organizadas. Em represália, um grupo rival abriu fogo. De acordo com Zapata, os atacantes chegaram ao porto em duas lanchas e um número não determinado de automóveis.

Um dos táxis nos quais circulavam foi abandonado no porto, destacou o MP em outro tuíte. O ataque armado ocorreu em meio a um estado de exceção decretado pelo presidente Guillermo Lasso, em 3 de março passado, para mitigar os altos índices de violência e criminalidade na empobrecida província de Esmeraldas. "Nós vamos capturá-los! Policiais e soldados estão mobilizados por toda Esmeraldas em busca dos responsáveis por esse crime. Minha solidariedade às famílias das vítimas. Por elas, não descansaremos até que os detenhamos", escreveu o presidente em seu perfil no Twitter. 

De acordo com o jornal El Universal, o atentado tinha como alvo um homem de apelido "Papá", que estaria próximo de um grupo delinquente conhecido como Los Patones. Com base em depoimentos de testemunhas, o crime teria sido ordenado por "Lala" ou "06", em retaliação pelo assassinato de Ricky Palomino Clavijo, o "Lele" ou "05", ocorrido em 11 de março. Lele liderava o bando Los Tiguerones. Pelo menos 200 tiros foram disparados na chacina de ontem. 

Localizado entre a Colômbia e o Peru —  principais produtores de cocaína do mundo —, o Equador enfrenta um aumento do narcotráfico e das mortes violentas. A taxa de homicídios no país quase dobrou no último ano, passando de 14 por 100 mil habitantes em 2021 para 25 em 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Policiais carregam ferido em tiroteio no porto de Esmeraldas (norte)
    Policiais carregam ferido em tiroteio no porto de Esmeraldas (norte) Foto: Polícia Nacional do Equador/AFP
  • Mãe e irmã choram sobre o caixão de Kostiantyn Starovytskyi, maestro da Ópera de Kiev que se voluntariou como soldado e morreu em Donetsk
    Mãe e irmã choram sobre o caixão de Kostiantyn Starovytskyi, maestro da Ópera de Kiev que se voluntariou como soldado e morreu em Donetsk Foto: Dimitar Dilkoff/AFP
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE