Economia

Com recorde de US$ 2,24 tri em 2022, gastos militares globais crescem pelo 8º ano

Os gastos globais aumentaram 3,7% em termos reais ante o ano anterior, mas os gastos militares na Europa subiram 13% - seu maior aumento anual em pelo menos 3 décadas, segundo o SIPRI

Agência Estado
postado em 24/04/2023 18:35
 (crédito: Editoria de ilustração)
(crédito: Editoria de ilustração)

Os gastos militares globais cresceram pelo oitavo ano consecutivo em 2022, para o recorde histórico de US$ 2,24 trilhões, com um forte aumento na Europa, principalmente devido aos gastos russos e ucranianos, disse nesta segunda-feira, 24, o think tank sueco Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI).

Os gastos globais aumentaram 3,7% em termos reais ante o ano anterior, mas os gastos militares na Europa subiram 13% - seu maior aumento anual em pelo menos 3 décadas, segundo o SIPRI.

A ajuda militar à Ucrânia e as preocupações com uma ameaça crescente da Rússia "influenciaram fortemente as decisões de gastos de muitos outros Estados", afirmou a instituição em relatório.

Os três países que mais gastaram no ano passado foram os Estados Unidos, a China e a Rússia, que juntos representaram 56% dos gastos globais.

Fonte: Associated Press.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE