ERUPÇÃO

Vulcão entra em erupção na Guatemala; veja as imagens impressionantes

A erupção começou na madrugada e à tarde "procedeu-se a evacuação de 350 pessoas" de comunidades próximas

Agence France-Presse
postado em 05/05/2023 17:28
 (crédito:  Johan ORDONEZ / AFP)
(crédito: Johan ORDONEZ / AFP)

O vulcão de Fogo, o mais ativo da América Central e próximo à capital da Guatemala, entrou em erupção nesta quinta-feira (4), com a expulsão de cinza e lava, o que motivou a evacuação preventiva de cerca de 350 pessoas e o fechamento de uma estrada.

A erupção começou na madrugada e à tarde "procedeu-se a evacuação de 350 pessoas" de comunidades próximas, disse à AFP o porta-voz da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), Rodolfo García, estimando em 130 mil o número de pessoas em risco pela queda de cinzas.

Além disso, foram habilitados 13 abrigos em quatro municípios vizinhos, que podem receber 7.600 pessoas evacuadas, acrescentou García.

Mais cedo, a Conred havia informado por meio de nota sobre "a queda de fluxos piroclásticos pelas ravinas" do vulcão.

"A coluna eruptiva se mantém a uma altura de 6.000 metros sobre o nível do mar, carregada de cinza abundante, que se desloca em direção ao oeste e ao sudoeste, a mais de 100 km de distância", acrescentou o boletim.

Segundo a Conred, a erupção se mantém "em um nível alto" e foi reportada uma queda "abundante de cinza" em, ao menos, sete comunidades localizadas na base do vulcão.

As colunas de gás e cinzas se dispersavam nas direções oeste e sudoeste do vulcão, de 3.763 metros de altitude, e situado a 35 km da Cidade da Guatemala, entre os departamentos (estados) de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez.

  • Uma nuvem de cinzas e fumaça sobe do vulcão Fuego visto de Alotenango, Guatemala. Johan ORDONEZ / AFP
  • Uma nuvem de cinzas e fumaça sobe do vulcão Fuego visto de Alotenango, Guatemala. Johan ORDONEZ / AFP
  • Uma nuvem de cinzas e fumaça sobe do vulcão Fuego visto de Alotenango, Guatemala. Johan ORDONEZ / AFP

A erupção começou nas primeiras horas da manhã e, "nas próximas horas", pode haver um aumento das emissões, "formando colunas mais altas de gás e cinzas, explosões violentas carregadas de cinzas e fluxos de lava em outras direções", segundo comunicado da entidade de proteção civil.

As autoridades mantêm um monitoramento constante devido à proximidade com algumas comunidades, acrescentou.

"Os fluxos piroclásticos são uma mistura de gases, cinzas e pedaços de rocha com altas temperaturas que descem em grande velocidade pelos flancos do vulcão de Fogo", explicou a Conred.

Como medida preventiva, "tomou-se a decisão de suspender o tráfego de veículos" na rota RN-14, disse o vice-ministro das Comunicações (redes viárias), Carlos Figueroa, em coletiva de imprensa. Trata-se de uma via secundária que conecta vários povoados à cidade colonial de Antigua, principal ponto turístico do país e Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 1979.

Imagens de estradas divulgadas pela polícia mostravam automóveis e motocicletas bloqueados na rodovia diante do risco de que a mesma possa ser atingida pela queda de material vulcânico.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação