URSA GAIA

Tribunal marca para quinta (11) o julgamento da ursa que matou homem na Itália

O tribunal decidirá o destino da ursa Gaia: solta, presa permanentemente ou sacrificada

Maria Eduarda Maia*
postado em 10/05/2023 18:38
 (crédito: Reprodução/ AFP)
(crédito: Reprodução/ AFP)

O tribunal administrativo de Trento, na Itália, julgará na quinta-feira (11/5) o destino da ursa Gaia, de 17 anos, acusada de matar um homem de 26 anos. O crime teria ocorrido no dia 5 de abril, quando Andre Papi foi atacado durante uma trilha em uma floresta de monte Peller — cerca de 640km de distância de Roma.

Após o ataque, o presidente do província de Trento, Maurizio Fugatti, decretou a captura de Gaia e de outros dois ursos machos por os considerar um perigo para a população.

Com o julgamento marcado, Gaia pode ter três destinos: liberdade, prisão perpetua ou morte. O caso repercute bastante no país, e diversas associações de defesa dos animais lutam para evitar a morte. 

Gaia teria sido capturada com três filhotes de 1 anos e quatro meses, que foram liberados, mas sem a presença da mãe. Até o momento, Gaia está sendo mantida em uma reserva. 

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação