Turquia

Turquia realiza eleição decisiva para o presidente Erdogan

No comando da Turquia há duas décadas, presidente Recep Tayyip Erdogan enfrenta oposição unificada e grave crise econômica como obstáculos nas urnas, neste domingo (14/5). Pesquisas apontam vitória do rival Kemal Kiliçdaroglu, que pode se eleger no primeiro turno

Rodrigo Craveiro
postado em 14/05/2023 06:00 / atualizado em 14/05/2023 07:13
 (crédito: Ozan Kose/AFP)
(crédito: Ozan Kose/AFP)

Recep Tayyip Erdogan, 69 anos, recorreu à intervenção divina, na véspera da eleição decisiva que poderá retirá-lo do poder depois de duas décadas — 11 anos como primeiro-ministro e nove na condição de presidente. Escolheu orar na Santa Sofia, uma basílica bizantina de Istambul, construída no século IV e transformada em mesquita por ele próprio, em 2020. "Todo o Ocidente ficou atordoado! Mas eu fiz", gritou ele para os apoiadores, sobre a conversão da Santa Sofia. Em 2017, o líder do partido conservador e islamita AKP sancionou uma legislação que introduziu o presidencialismo na Turquia. Neste domingo (14/5), 64 milhões de eleitores vão às urnas para decidir se renovarão o mandato de Erdogan por mais cinco anos ou se darão um voto de confiança ao opositor Kemal Kiliçdaroglu, 74, do Partido Republicano do Povo.

Pesquisa feita pelo instituto Konda sinalizou que Kiliçdaroglu terá 49,3% votos contra 43,7% para Erdogan. Os números colocam o rival do presidente com boas chances de conseguir uma vitória definitiva no primeiro turno, o que evitaria nova rodada eleitoral em duas semanas. Além da grave situação econômica, Erdogan tem como obstáculo uma oposição unificada. Na quinta-feira (11/5), três dias antes das eleições presidenciais e parlamentares, Muharrem Ince — líder do partido Memleket  ("Pátria") —  retirou-se da disputa e ampliou as chances de Kiliçdaroglu. Ince tinha entre 2% e 4% das intenções de votos nas últimas sondagens. 

Enquanto Erdogan concluiu a campanha eleitoral em Santa Sofia, Kiliçdaroglu fez uma visita simbólica ao mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da Turquia moderna, em Ancara. "Estão prontos para a democracia? Para a paz reinar neste país? Eu estou. Prometo isso a vocês", declarou, na sexta-feira, durante  o último grande comício, na mesma cidade. Entre suas principais promessas, estão o retorno ao parlamentarismo e ao Estado de direito, a separação dos poderes e a libertação das dezenas de milhares de presos políticos. 

Gül Berna Özcan, especialista em Turquia da Universidade de Londres, admitiu ao Correio que Erdogan enfrenta a "maior ameaça ao regime que ele construiu ao longo do tempo, por meio de alianças". "Ele está atrás do líder da oposição nas pesquisas, e a diferença tem aumentado. A menos que haja uma surpresa de última hora, é provável que o presidente perca o poder no primeiro turno", explicou.

Declínio

De acordo com Özcan, a popularidade de Erdogan enfrenta um declínio motivado por uma série de razões. "Os indicadores econômicos são pobres, os salários estão em queda e as taxas de inflação, em alta. Além disso, pesa contra ele sua gestão corrupta e nepotista da economia. A Turquia enfrenta um enorme desemprego entre a parcela mais jovem e educada da população, além de uma fuga de cérebros", comentou. Ela apontou que a longa permanência de Erdogan no poder tornou o regime menos propenso a ouvir as demandas populares.

Özcan acusou o partido governista AKP, liderado por Erdogan, de minar a liberdade de imprensa e outras instituições. "A Turquia não tem uma imprensa livre, um sistema de educação científica nem justiça econômica. A corrupção está por toda a parte. Ideias retrógradas floresceram em um número crescente de escolas de pregadores que promovem ideologias medievais."

Moradora de Bursa (oeste), a economista Derya Hekim, 39, assegurou ao Correio que a eleição deste domingo é "a mais importante desde 2002". "Isso porque a economia turca tem várias deficiências. O Banco Central esgotou as reservas. A nossa moeda, a lira, perde valor. Temos enfrentado uma inflação de quase 90%. O terremoto de 7,8 graus em Kahramanmaras, em 6 de fevereiro passado, afetou a economia."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Eu acho...

 (crédito: Arquivo pessoal )
crédito: Arquivo pessoal

"Na hipótese de derrota de Erdogan, a Turkey se moverá rumo a um período de reconstrução. Será preciso refundar novas instituições para a democracia e o desenvolvimento. O regime de Erdogan deixa um grande desastre para trás, já que o partido governista AKP destruiu ou danificou as instituições republicanas que são a base da Turquia." 

Gül Berna Özcan, especialista em Turquia e professora da Universidade de Londres

Povo fala

 (crédito: Arquivo pessoal )
crédito: Arquivo pessoal

Onur Ozcan, 32 anos, consultor de marketing, morador de Istambul

"A disputa é acirrada e as apostas são altas. A conclusão está envolta na névoa da imprevisibilidade política. O resultado final não será apenas um reflexo do clima político atual, mas também um eco dos laços e lealdades profundamente arraigados da população turca."

Aysu Ilayda Kurt, 23 anos, estudante, moradora de Ancara 

"Minha expectativa para as eleições de hoje é por mudança. Acho que o candidato da oposição, Kemal Kilicdaroglu, vencerá a disputa, devido às condições econômicas do país e aos efeitos do terremoto de 6 de fevereiro (com 59 mil mortos). A noite deste  domingo não será calma."

 

Derya Hekim, 39 anos, economista, moradora de Bursa (oeste)

"O povo turco perdeu o poder aquisitivo e a desigualdade de renda se agravou. Os eleitores devem levar essas questões em consideração nas eleições de hoje. Por outro lado, Erdogan é um líder carismático. Alguns eleitores creem que os problemas econômicos somente serão solucionados se ele continuar no comando do país."

  • Onur Ozcan, 32 anos, consultor de marketing, morador de Istambul
    Onur Ozcan, 32 anos, consultor de marketing, morador de Istambul Foto: Fotos: Arquivo pessoal
  • Derya Hekim, economista turca
    Derya Hekim, economista turca Foto: Arquivo pessoal

Papa Francisco recebe líder ucraniano

 (crédito: Vaticano/AFP)
crédito: Vaticano/AFP

O presidente Volodymyr Zelensky evocou, no Vaticano, durante encontro com o papa Francisco, "a tragédia de milhões de ucranianos". "Sou grato a ele por sua atenção pessoal à tragédia de milhões de ucranianos", escreveu Zelensky nas redes sociais, depois de se reunir por 40 minutos com o pontífice argentino de 86 anos. Zelensky contou que, entre os temas abordados, está o destino de "dezenas de milhares de crianças deportadas" das áreas ocupadas por tropas russas. Segundo o Vaticano, durante a audiência, os líderes se referiram à "situação humanitária e política na Ucrânia" desde o início da intervenção russa, em 24 de fevereiro de 2022. Ambos concordaram em "continuar os esforços para apoiar a população". O líder católico presenteou o ucraniano com uma escultura em bronze de um ramo de oliveira, símbolo da paz. Antes, Zelensky se reuniu em Roma com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra, Giorgia Meloni.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação