URGENTE

Ameaçado de destituição, presidente do Equador decreta dissolução do Congresso

O chefe de Estado, que enfrenta um julgamento político por suposto peculato, ordenou "dissolver a Assembleia Nacional por grave crise política e comoção interna"

Correio Braziliense
postado em 17/05/2023 09:40 / atualizado em 17/05/2023 10:09
 (crédito: Rodrigo Buendia / AFP)
(crédito: Rodrigo Buendia / AFP)

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou, nesta quarta-feira (17/5), a dissolução do Congresso por "grave crise política", o que provocará eleições antecipadas. A decisão ocorreu um dia após o primeira audiência realizada que analisa o processo de impeachment contra Guillermo. 

Na decisão, que tem caráter de urgência e efeito imediato, o presidente decretou a dissolução da Assembleia Nacional, a convocação de novas eleições gerais nos próximos sete, dias por parte do Conselho Nacional Eleitoral, e o fim do mandato de todos os deputados.

O chefe de Estado é investigado por peculato e um suposto favorecimento de uma petrolífera em contratos estatais. Lasso chegou a participar, na terça-feira (16), de assembleia para apresentar sua defesa do caso, que seria votado neste sábado (20). 

"Equatorianos: esta é a melhor decisão para dar uma solução constitucional à crise política e comoção interna que o Equador está enfrentando e devolver ao povo equatoriano o poder de decidir seu futuro nas próximas eleições," disse em comunicado, que também foi publicado nas redes sociais. 

 

*Com informações da Agência France-Presse

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação