Geopolítica

China fala de "jogos geopolíticos" com visita de secretário dos EUA ao Pacífico

EUA optaram por enviar Antony Blinken depois que o presidente americano, Joe Biden, cancelou as visitas à Papua-Nova Guiné e Austrália para uma reunião de líderes da parceria Quad

Agência Estado
postado em 19/05/2023 16:56
 (crédito: Brian Matangelo/Unsplash Photo)
(crédito: Brian Matangelo/Unsplash Photo)

A China fez um alerta nesta sexta-feira, 19, contra "jogos geopolíticos" no Pacífico Sul, após o anúncio de que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, visitará Papua-Nova Guiné na próxima semana.

Os EUA optaram por enviar Blinken depois que o presidente americano, Joe Biden, cancelou sua visita ao país e à Austrália para uma reunião de líderes da parceria Quad.

"A China não tem objeções aos intercâmbios e cooperação normais entre partes relevantes e os países insulares do Pacífico, e sempre defendeu que a comunidade internacional deveria prestar mais atenção e apoiar o desenvolvimento e a revitalização dos países insulares", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, em um briefing diário.

No entanto, Wang acrescentou: "Também nos opomos a qualquer introdução de quaisquer jogos geopolíticos na região das Ilhas do Pacífico". Fonte: Associated Press.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.