ESTADOS UNIDOS

Advogado usa IA em processo e ChatGPT inventa casos que não existem

O advogado apresentou o documento em audiência contra uma companhia aérea e, após juiz perceber que as informações eram falsas, possíveis sanções serão discutidas

Correio Braziliense
postado em 29/05/2023 23:47 / atualizado em 29/05/2023 23:48
 (crédito: Stefani Reynolds / AFP)
(crédito: Stefani Reynolds / AFP)

Um processo envolvendo um homem e a companhia aérea Avianca, nos Estados Unidos, terminou de forma inusitada. O advogado do autor da ação judicial usou, durante uma audiência, uma petição redigida pelo programa de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT. No entanto, as informações e citações do documento não existem, foram inventadas pela plataforma. O caso foi revelado pelo jornal The New York Times.

Tudo começou quando o requerente, Roberto Mata, colocou a Avianca na justiça depois de se machucar quando um carrinho de metal atingiu o joelho dele, durante um voo de El Salvador para Nova York. No desenrolar do processo, os advogados da empresa aérea apresentaram a um juiz de Manhattan um pedido para que a ação judicial fosse anulada, mas a defesa de Mata entregou um recurso com argumentos para que o julgamento continuasse.

Na petição apresentada pelo advogado de Mata, foram citadas, ao longo das 10 páginas do documento, mais de meia dúzia de decisões judiciais semelhantes ao do cliente. O problema é que, após analisarem os casos, nem os advogados, nem o juiz, conseguiram encontrar as citações feitas no arquivo.

Após ser questionado pelo juiz responsável pelo caso de Maia contra a Avianca, o advogado assumiu que usou o ChatGPT para escrever a petição. Em declaração juramentada feita ao tribunal, ele alegou que foi a primeira vez que usou o programa e não sabia que as informações fornecidas não eram confiáveis.

O advogado ainda afirmou ao juiz que não tinha intenção de enganar o tribunal ou a companhia aérea, já que “desconhecia a possibilidade de que o conteúdo pudesse ser falso”. Após as alegações, o juiz marcou, para 8 de junho, uma audiência em que serão discutidas possíveis sanções para o caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação