Estados Unidos

'Unabomber', criminoso que aterrorizou os EUA, morre aos 81 anos

Condenado à prisão perpétua, Ted Kaczynski foi encontrada morto em uma cela da prisão federal da Carolina do Norte

Pedro Grigori
postado em 10/06/2023 16:08
Kaczynski era matemático, graduado em Harvard e com doutorado em Michigan. -  (crédito: Federal Bureau of Investigation)
Kaczynski era matemático, graduado em Harvard e com doutorado em Michigan. - (crédito: Federal Bureau of Investigation)

O terrorista norte-americano Ted Kaczynski, 81 anos, mais conhecido como “Unabomber”, foi encontrado morto, neste sábado (10/6), em uma cela do presídio federal da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Unabomber havia sido condenado à prisão perpétua, em 1998, por enviar 16 pacotes-bomba para diversos endereços, deixando três mortos e 23 feridos. Os crimes de Kaczynski se iniciaram em 1978, mas ele só foi preso após uma longa caçada policial — conhecida como “a mais longa da história dos EUA” —, em 1996, e condenado à prisão perpétua em 1998.

Os alvos de Kaczynski eram cidadãos que ele julgava responsáveis pelos “males modernos” e pelo "progressismo na sociedade", como professores, cientistas e executivos de empresas de tecnologia.

Kaczynski era matemático, graduado em Harvard e com doutorado em Michigan. Ele era professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley, até abandonar a carreira e se isolar.

A causa da morte de Ted Kaczynski não foi divulgada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação