CIENTISTA

Quem é Kamala Sohonie, homenageada pelo Google no Doodle deste domingo?

A cientista ficou famosa por ser a primeira mulher da Índia a obter doutorado científico e deixou um legado com contribuições significativas no campo da nutrição de crianças e gestantes

Correio Braziliense
postado em 18/06/2023 19:05
 (crédito: Reprodução/Google)
(crédito: Reprodução/Google)

A bioquímica indiana Kamala Sohonie é a homenageada pelo Google, no Doodle deste domingo (18/6), pelo seu 112º aniversário. A cientista ficou famosa por ser a primeira mulher da Índia a obter doutorado científico e deixou um legado com contribuições significativas no campo da nutrição de crianças e gestantes. 

Sohonie nasceu em 18 de junho de 1911, em Indore, Nova Delhi, na Índia. Ela começou a carreira científica sendo admitida na Universidade de Bombay, para estudar química e física. Depois de se formar, em 1933, ela teve sua inscrição negada para concorrer a uma bolsa de pesquisa no Indian Institute of Science. O pedido foi recusado sob a justificativa de que as mulheres não eram competentes o suficiente para prosseguir com a pesquisa. Porém, depois de insistir, Kamala acabou sendo aceita.

Não satisfeita, como mestrado, a cientista estudou as proteínas dos alimentos e seus benefícios para a saúde das crianças. Em seguida, foi convidada a se juntar ao laboratório da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde conseguiu o doutorado ao descobrir a enzima celular citocromo, necessária para a geração de energia e presente em todas as células vegetais. Outra descoberta da indiana, que lhe rendeu o Prêmio Rashtrapati, foi o suplemento dietético "Neera", uma bebida importante que ajuda crianças desnutridas e mulheres grávidas.

Sohonie também já foi nomeada professora e chefe do departamento de bioquímica no Lady Hardinge Medical College em Nova Delhi, já trabalhou no Laboratório de Pesquisa em Nutrição em Koonoor e lecionou no Royal Institute of Science em Mumbai. 

Kamala Sohonie desmaiou e morreu em 1988, pouco depois de ser homenageada em uma cerimônia organizada pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica em Nova Delhi.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação