EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Índia faz pouso histórico no polo sul da Lua

O triunfo da missão indiana Chandrayaan-3 acontece poucos dias depois da colisão da primeira missão lunar da Rússia em 47 anos, que bateu contra a superfície ao tentar pousar na mesma região

ISRO

A Índia fez história ao se tornar a primeira nação a pousar uma espaçonave nos arredores do polo sul da Lua, nesta quarta-feira (23/6).

“A Índia agora está na Lua”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi, comemorando o pouso bem-sucedido do módulo de aterrissagem indiano Vikram na superfície lunar.

O triunfo da missão indiana Chandrayaan-3 acontece poucos dias depois da colisão da primeira missão lunar da Rússia em 47 anos, que bateu contra a superfície ao tentar pousar na mesma região.

Os EUA, a antiga União Soviética e a China conseguiram aterrissar suas naves espaciais perto do equador lunar. Nenhum desses países, no entanto, liderou missões bem-sucedidas ao polo sul.

"Chegamos aonde nenhum outro país conseguiu”, disse Modi, que assistiu ao evento ao vivo da África do Sul, onde participa da cúpula dos Brics, junto a outros líderes, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O pólo sul da Lua é alvo de expectativa de cientistas em busca por água no satélite vizinho à Terra.

A área de superfície que permanece em sombra permanente nesta região é enorme. Para cientistas, as crateras que estão permanentemente na sombra no lado escuro da Lua podem conter água congelada.

Tags