Eleições

Eleições na Argentina: 44,4% do eleitorado já votou, incluindo os 3 principais candidatos

Massa disputa a corrida eleitoral com Javier Milei, que aparece como líder na maioria das pesquisas, ainda que o último levantamento da AtlasIntel tenha apontado vitória do atual ministro

Cerca de 35 milhões de pessoas são consideradas aptas a votar, das quais 37,04% estão na província de Buenos Aires -  (crédito: Luis ROBAYO / AFP JUAN MABROMATA / AFP)
Cerca de 35 milhões de pessoas são consideradas aptas a votar, das quais 37,04% estão na província de Buenos Aires - (crédito: Luis ROBAYO / AFP JUAN MABROMATA / AFP)
postado em 22/10/2023 17:02 / atualizado em 22/10/2023 17:03

Os três principais candidatos à presidência na Argentina já votaram e, segundo informou a Câmara Eleitoral, 44,4% do eleitorado já havia comparecido às urnas por volta das 14h deste domingo. Cerca de 35 milhões de pessoas são consideradas aptas a votar, das quais 37,04% estão na província de Buenos Aires, de acordo com o Ministerio del Interior do país.

Em sua conta no X (antigo twitter), o atual ministro da Economia, Sergio Massa, fez um apelo para cidadãos "votarem com confiança na Argentina" e disse que o país precisa de estabilidade e previsibilidade. "Em quatro minutos, na sala escura, decidimos o futuro dos próximos quatro anos", escreveu na rede social após deixar a cabine de votação.

Massa disputa a corrida eleitoral com Javier Milei, que aparece como líder na maioria das pesquisas, ainda que o último levantamento da AtlasIntel tenha apontado vitória do atual ministro. Nas primárias (PASO) realizadas em agosto, o ultradireitista Milei surpreendeu por despontar na frente, com cerca de 30% dos votos. A mídia local divulgou que o candidato, que foi votar há pouco, vestiu a mesma roupa que usou nas PASO para comparecer à urna hoje.

A ex-ministra da Segurança do governo Macri, Patricia Bullrich, foi a última dos três a votar. "Acabei de votar com muita esperança num dia decisivo para todos. Agradecimentos sinceros aos milhares de fiscais de todo o país que cuidam de nossos votos. Estes votos representam, nem mais nem menos, os sonhos de todo argentino", escreveu, há cerca uma hora, em sua conta do X.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br