ELEIÇÕES

Javier Milei vence e é o novo presidente da Argentina

Antes dos primeiros dados da apuração do segundo turno, o presidenciável Sergio Massa reconheceu a derrota no embate contra Javier Milei

Com pouco mais de 90% dos votos apurados, o comitê eleitoral argentino declarou a vitória de Milei -  (crédito: Reprodução/Instagram @javiermilei)
Com pouco mais de 90% dos votos apurados, o comitê eleitoral argentino declarou a vitória de Milei - (crédito: Reprodução/Instagram @javiermilei)
postado em 19/11/2023 20:43 / atualizado em 19/11/2023 20:58

O ultralibertário Javier Milei é o novo presidente da Argentina após derrotar Sergio Massa no segundo turno das eleições, neste domingo (19/11). Com pouco mais de 90% dos votos apurados, o comitê eleitoral argentino declarou a vitória de Milei.

Antes dos primeiros dados da apuração do segundo turno, o presidenciável Sergio Massa reconheceu a derrota no embate contra Javier Milei. O presidenciável reconheceu a derrota em pronunciamento oficial na noite deste domingo (19/11). Massa afirmou que ligou para Milei para parabenizar pela vitória.

O discurso de Massa

A uma multidão de apoiadores, o candidato afirmou que os resultados “não são os que esperávamos” e disse que ligou para Milei para “parabenizá-lo e desejar-lhe boa sorte, porque é o presidente que a maioria dos argentinos elegeu para os próximos quatro anos”.

Em um tom pacificador, Massa afirmou que a mensagem que deve ser deixada é a de “convivência, diálogo e paz diante de tanta violência”. “Havia dois caminhos, optamos pelo sistema de segurança nas mãos do Estado, defendemos o caminho da defesa da educação e da saúde pública como valores centrais”, disse.

“Os argentinos escolheram outro caminho. A partir de amanhã, a tarefa de dar certezas e transmitir garantias sobre o funcionamento social, político e econômico é responsabilidade do presidente eleito. Esperamos que o faça”, discursou Massa.

O presidenciável diz que entende “aqueles que estão desapontados e com raiva” e disse estar “convencido” de que “deixou tudo de mim nesta campanha”.

“Certamente a vida me trará outras tarefas e responsabilidades, mas saiba que sempre contará comigo defendendo os valores da indústria nacional, da educação pública, do federalismo, como valores centrais da Argentina”, afirmou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->