Política Internacional

Base antimísseis dos EUA na Polônia começa a funcionar esta semana

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki

A Polônia, país-membro da Otan e aliado muito próximo dos Estados Unidos, comprou recentemente equipamento militar americano -  (crédito: Wojtek Radwanski/AFP)
A Polônia, país-membro da Otan e aliado muito próximo dos Estados Unidos, comprou recentemente equipamento militar americano - (crédito: Wojtek Radwanski/AFP)
postado em 11/12/2023 12:04 / atualizado em 11/12/2023 12:11

A base de defesa antimíssil americana construída no norte da Polônia entrará em funcionamento a partir de sexta-feira (15/12), anunciou o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, nesta segunda-feira (11).

"Os americanos nos informaram que o escudo antimísseis Redzikowo [a 250 km do enclave russo de Kaliningrado] entrará em funcionamento em 15 de dezembro", disse Morawiecki em um discurso político geral ao Parlamento. 

A base Redzikowo, uma iniciativa do então presidente americano, Barack Obama, em 2009, foi pensada para defender o Ocidente dos mísseis balísticos disparados por países como o Irã. 

Desde o início, porém, a Rússia considerou-a uma ameaça, assim como outras instalações militares na região. A instalação da nova base começou em 2016. 

A Polônia, país-membro da Otan e aliado muito próximo dos Estados Unidos, comprou recentemente equipamento militar americano, incluindo sistemas de defesa aérea Patriot, caças F-35, lançadores de foguetes Himars e tanques Abrams. 

Atualmente, abriga mais de 10.000 soldados americanos em seu território.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->