LONGEVIDADE

Pessoa mais idosa do Japão morre aos 116 anos

O Japão é o segundo país com maior número de pessoas longevas, atrás de Mônaco, com mais de 47.000 centenários

Nacida em 1907, Fusa Tatsumi teve três filhos com seu marido, um agricultor -  (crédito: Reprodução/Twitter @hiroyoshumura)
Nacida em 1907, Fusa Tatsumi teve três filhos com seu marido, um agricultor - (crédito: Reprodução/Twitter @hiroyoshumura)
postado em 12/12/2023 10:07

A pessoa mais velha do Japão morreu nesta terça-feira (12), aos 116 anos, anunciaram as autoridades da cidade japonesa onde faleceu esta mulher que viveu duas guerras mundiais.

Nascida em 1907, Fusa Tatsumi teve três filhos com seu marido, um agricultor, perto de Osaka (oeste do Japão), informou o canal de televisão local MBS, que transmitiu imagens da anciã em sua cadeira de rodas durante seu último aniversário, em abril deste ano.

"Tatsumi morreu na terça-feira, aos 116 anos de idade", confirmou à AFP um vereador da cidade de Kashiwara, no departamento de Osaka. 

"Lembro-me de que a senhora Fusa Tatsumi estava bem", disse na rede social X o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, que a viu durante uma festa em setembro para celebrar sua longevidade. 

O Japão é o segundo país com maior número de pessoas longevas, atrás de Mônaco, com mais de 47.000 centenários. 

Fusa Tatsumi se tornou a pessoa mais velha do arquipélago após a morte, no ano passado, de Kane Tanaka, aos 119 anos. Esta última foi reconhecida em abril de 2022 pelo Livro Guinness dos Recordes como a decana da humanidade. 

Atualmente, este "título" pertence à espanhola María Branyas, nascida nos Estados Unidos, que completará 117 anos no dia 4 de março de 2024.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->