ESTADOS UNIDOS

Mulher retira nariz após descobrir câncer e passar por duas cirurgias

Lisa Mercer, de 49 anos, acredita que tenha desenvolvido estresse pós-traumático por causa da experiência com o câncer

Atualmente, Lisa Mercer utiliza uma prótese magnética que precisa ser limpa três vezes ao dia -  (crédito: Arquivo pessoal)
Atualmente, Lisa Mercer utiliza uma prótese magnética que precisa ser limpa três vezes ao dia - (crédito: Arquivo pessoal)
postado em 20/12/2023 16:21 / atualizado em 20/12/2023 16:22

A norte-americana Lisa Mercer, 49 anos, precisou retirar todo o nariz após descobrir câncer no sino paranasal e base do crânio em estágio três. A cirurgia de retirada durou oito horas e a mulher teve que realizar 30 sessões de radioterapia. "Quando me vi pela primeira vez sem o nariz, foi assustador. Demorou muito tempo para que eu me acostumasse”, relatou Lisa, ao jornal The Sun, na segunda-feira (18/12).

Antes de descobrir o câncer no nariz, Lisa recebeu o diagnóstico de sinusite após começar a sentir dores no órgão olfativo. O quadro foi evoluindo e a mulher começou a sentir cheiros estranhos e a sensação de ter um "buraco" no nariz. “Eu conseguia sentir um caroço e tinha um cheiro ruim, como de cocô. Nesse ponto, eu já estava convencida que estava com câncer", lembra. Lisa passou por dois procedimentos cirúrgicos antes da retirada do nariz.

Atualmente, a mulher utiliza uma prótese magnética que precisa ser limpa três vezes ao dia. Lisa acredita que tenha desenvolvido estresse pós-traumático por causa da experiência com o câncer. "O câncer de cabeça e pescoço parece estar surgindo cada vez mais e as pessoas não estão sendo atendidas ou diagnosticadas com rapidez suficiente", destaca Lisa.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->