ISRAEL

Brincadeira com nome de wi-fi aciona alarme terrorista durante voo

Caso ocorreu dentro de um avião que voava de Londres, na Inglaterra, para Tel Aviv, capital de Israel

Um voo comercial que saiu de Londres, na Inglaterra, com destino a Tel Aviv, capital de Israel, provocou o acionamento de um alarme terrorista. Durante a viagem, uma criança alterou, sem a percepção dos pais, o nome do ponto de acesso do Wi-Fi de um celular para a palavra "terrorista". O caso ocorreu nesse domingo (8/2). 

De acordo com informações do jornal israelense The Times of Israel, um porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Israel informou que um passageiro afirmou ter visto uma "mensagem ameaçadora" em um telefone. O objeto pertencia a um casal ultraortodoxo (grupo no judaísmo que segue estrita observância da lei judaica). 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em seguida, caças do país foram acionados para interceptar o voo. Pertencente à companhia Wizz Air, o avião operava o voo de número W95301. A aeronave saiu do aeroporto de Luton, em Londres, com destino ao de Ben Guiron, em Tel Aviv. 

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Porém, a suposta ameaça era apenas o nome de um ponto de acesso de Wi-Fi do aparelho móvel. "Devido à conduta suspeita na aeronave, as forças de segurança agiram de acordo com os procedimentos para esse tipo de caso", confirmou o porta-voz ao jornal israelense. 

O avião pousou em segurança em Tel Aviv. Lá, os passageiros foram recebidos por cães farejadores de bomba. De acordo com dados do portal especializado em rotas aéreas, o FlightRadar, a aeronave ainda fez três volta sobre o Mar Mediterrâneo e ao sul do Chipre, enquanto o risco de ações terroristas eram avaliadas pelas autoridades.

Todos os passageiros tiveram os pertences e bagagens revistados. Toda a atividade aérea em Tel Aviv foi temporariamente interrompida. 

 

Mais Lidas