Com petrodólares, Brasil volta aos anos 80

Correio Braziliense
postado em 16/11/2021 00:01

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou durante viagem oficial a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que o Brasil está em busca de "petrodólares" para financiar investimentos. "Aqui estão os petrodólares. Nós fizemos um grande movimento no final da década de 1980, depois do choque do petróleo, para pegar essa reciclagem de recursos", disse Guedes. A referência aos anos 80 faz sentido. Afinal, as semelhanças entre o passado e o presente são gritantes. Naquela década, o PIB empacou, a inflação estava descontrolada, a desigualdade social cresceu e o mercado financeiro não saiu do lugar com a instabilidade econômica e política do país. Como se vê, parece o retrato do Brasil atual. Enquanto as economias mais dinâmicas do mundo debatem temas como fontes energéticas renováveis, inteligência artificial, machine learning, big data e outras inovações da nova era digital, o Brasil teima em olhar para o passado. Com isso, o futuro fica cada vez mais distante.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação