Mercado espera inflação ainda maior em 2021 e 2022

Correio Braziliense
postado em 23/11/2021 00:01
 (crédito: Agencia Brasil/Divulgação)
(crédito: Agencia Brasil/Divulgação)

A economia vive situação calamitosa, fenômeno certamente sentido pela maioria dos brasileiros. Como se isso não bastasse, não há perspectiva de melhoras, pelo menos no curto prazo. Segundo projeções do mercado, a expectativa de inflação para 2021 chegou aos dois dígitos — 10,12%. Não custa lembrar, o teto da meta é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. É alarmante a velocidade de degradação dos indicadores. Em julho, ou apenas quatro meses atrás, a equipe econômica reconheceu, pela primeira vez, que a inflação superaria o teto: àquela altura, esperava-se que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fecharia o ano em 5,9%. Agora, estamos caminhando para chegar a quase o dobro desse percentual, e as autoridades fingem que está tudo bem. Para 2022, o mercado também piorou as previsões inflacionárias, que passaram de 4,79% para 4,96%. A julgar pelo ritmo de aumento de preços, os números infelizmente tendem a piorar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação