CONJUNTURA

Guedes adota solução caseira

Sem conseguir nomes do mercado para recompor a equipe, ministro da Economia remaneja assessores

Rosana Hessel
postado em 07/12/2021 00:01
 (crédito:  Gustavo Bezerra/Fotos Publicas)
(crédito: Gustavo Bezerra/Fotos Publicas)

Faltando mais de um ano para o fim do primeiro mandato de Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Economia, Paulo Guedes, não consegue mais recompor cargos estratégicos da pasta com nomes de peso do mercado financeiro. Com isso, tem usado soluções caseiras para viabilizar a reestruturação do ministério, que será anunciada em breve.

"Em tempos normais, esse esvaziamento é natural. Muitos entram no governo para adquirir experiência de Estado, porque o mercado busca esse tipo de conhecimento, e depois saem. Mas o governo Bolsonaro tem uma característica de confusão que não atrai mais os profissionais do mercado", avaliou o cientista político Carlos Melo, professor do Insper.

Estão previstas a criação de uma nova secretaria e um cargo de adido no exterior com o objetivo de atrair investidores ao país. Para Melo, as mudanças não surtirão efeito, porque não há legado na área econômica que melhore a imagem do país.

Segundo o analista, Guedes perde credibilidade ao insistir que o Brasil "está decolando. "O país está em recessão técnica e, se olharmos para o que serão os quatro anos de mandato, o sentimento é de fracasso", destacou. Ele acrescentou que, é natural todo ministro ser otimista, mas "não dá para inventar", pois o PIB do Brasil teve desempenho pior que o de países vizinhos, como Colômbia e Chile.

A nova Secretaria Especial de Estudos Econômicos (S3E), será chefiada pelo secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida. O economista Aloísio Araújo, da Fundação Getulio Vargas (FGV), ex-assessor de Guedes, foi convidado, mas declinou. Além da estrutura da SPE, a nova secretaria vai abrigar o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE).

As mudanças passam pelas saídas do secretário especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), Carlos Da Costa, e do secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, que devem ir para o exterior. No caso de Da Costa, que vai chefiar o Escritório de Representação do ministério, em Washington, o cargo ainda precisa ser criado.

A pasta afirma que a nova secretaria especial e o novo cargo nos Estados Unidos serão criados "sem aumento de custos". Mas a especialista em contas públicas Juliana Damasceno, da Tendências Consultoria, acredita que a equipe econômica está contando com o aumento da receita devido à inflação elevada, neste ano, sem ter uma contrapartida efetiva. "O governo vai consumir uma folga conjuntural que não vai se repetir", lamentou.

A substituição de Da Costa e Tostes Neto, que vai para Paris trabalhar junto à OCDE, também foi caseira. A chefe da assessoria especial, Daniella Marques Cosentino, e o auditor Julio Cesar Vieira Gomes, serão os substitutos, respectivamente. O escolhido por Guedes para o lugar de Daniella, o ex-deputado Alexandre Baldy (PP), foi vetado por Bolsonaro por ter trabalhado no governo de João Doria (PSDB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação