Petrobras baixa a gasolina

Bernardo Lima*
postado em 15/12/2021 00:01

O preço médio de venda da gasolina para as distribuidoras cairá, hoje, de R$ 3,19 para R$ 3,09 por litro, anunciou a Petrobras. Em nota, a estatal informou que a redução de 3,13% reflete, em parte a evolução dos preços internacionais e da taxa de câmbio, "que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina". O repasse aos preços cobrados nos postos não é automático, pois os estabelecimentos têm liberdade de fixar os valores de venda.

O último reajuste no preço dos combustíveis realizado pela Petrobras foi anunciado em 25 de outubro, quando a companhia aumentou em 7,04% a gasolina e em 9,15% o óleo diesel. A queda anunciada ontem foi a primeira desde 12 de junho. De lá pra cá, foram feitos quatro aumentos.

Apesar da redução, a gasolina continua pesando no bolso dos consumidores, prejudicando, sobretudo, quem precisa abastecer todo dia. O caminhoneiro Wesley Valadares, 45 anos, enfrenta problemas para trabalhar com o alto preço da gasolina: "Nem consigo mais calcular frete direito, não dá para saber quanto a viagem vai custar no final, só sei que vai ser muito", desabafou.

A redução do preço da gasolina tinha sido adiantado pelo presidente Jair Bolsonaro há pouco mais de uma semana, em conversa com apoiadores. A fala do presidente levou a empresa a negar, no dia seguinte, que havia decidido reajustar o produto.

Depois das declarações, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais, abriu investigação contra a Petrobras para saber como o presidente teria acesso a informações privilegiadas da estatal.

* Estagiário sob a supervisão
de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação