Brasil cresce menos

Fernanda Fernandes
postado em 15/12/2021 00:01

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reconheceu que o Brasil tem ficado para trás em termos de crescimento econômico. "Olhando o mundo, a gente vê que os países têm crescido mais do que o Brasil. O Brasil tem tido uma queda, enquanto outros países estão acelerando o crescimento", disse ele, durante evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Na análise de Campos Neto, o desequilíbrio das contas públicas é um dos motivos do baixo crescimento o país. "O Brasil precisa de investimento externo para gerar crescimento, uma vez que a parte fiscal está exaurida", afirmou. Além disso, o descontrole fiscal ajudou a alimentar a inflação, obrigando o BC a subir as taxas de juros, o que inibe a atividade econômica. "Em termos de juros, o Brasil foi o que subiu mais", observou Campos Neto.

E, se depender do BC, os juros continuarão elevados por um bom tempo. De acordo com a ata da última reunião do comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem, a Selic deverá se manter na casa de dois dígitos no próximo ano, com expectativa de altas taxas (embora menores) também para 2023.

A ata revela que, o cenário básico usado atualmente pelo BC, "supõe trajetória de juros que se eleva para 9,25% ao ano em 2021 e para 11,75% durante 2022, terminando o ano em 11,25%".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação