poder /

ITA esconde funcionários

Senador Randolfe Rodrigues aciona o Supremo Tribunal Federal sobre a interferência do presidente no Iphan. Parlamentar também pede ao ministro André Mendonça que se declare suspeito para analisar o caso

Fernanda Strickland João Vitor Tavarez*
postado em 22/12/2021 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) registrou uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), após o chefe do Executivo admitir interferência no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O parlamentar também pediu que o ministro André Mendonça, recém-empossado na Corte por indicação de Bolsonaro, se declare suspeito para analisar o caso.

Na petição, Rodrigues destaca, a respeito de Mendonça, que, "no processo legal, a imparcialidade é imprescindível como medida de justiça, além de ser pressuposto processual em relação ao órgão jurisdicional", frisando a "estreita relação" entre o magistrado e Bolsonaro.

"O ministro assumiu, em 2019, o comando da AGU (Advocacia-Geral da União), com a chegada de Bolsonaro à Presidência, saindo somente em abril de 2020, para assumir a pasta da Justiça e Segurança Pública", relata. "A troca da diretoria do Iphan ocorreu em dezembro de 2019, de modo que se percebe que o ministro foi advogado-geral da União durante o período em que o presidente da República promoveu a mudança da cúpula do órgão administrativo, tornando-se temerária sua atuação nesse processo por sua vinculação direta aos fatos ocorridos", diz o documento.

Rodrigues pede a Mendonça o "acolhimento voluntário" de suspeição de imparcialidade, com a remessa dos autos a outro ministro.

Supostos crimes

Na notícia-crime, o senador imputa a Bolsonaro supostos crimes de prevaricação e advocacia administrativa envolvendo a nomeação, à presidência do Iphan, de Larissa Rodrigues Peixoto Dutra — turismóloga e mulher de um ex-segurança do chefe do Executivo.

Na última quarta-feira, Bolsonaro confirmou que demitiu funcionários do instituto por terem interditado a construção de uma obra da Havan, empresa do bolsonarista Luciano Hang.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação