CB.Poder

4,2 milhões de MPE criadas na pandemia

Maria Eduarda Angeli*
postado em 22/12/2021 00:01
 (crédito: Ed Alves/CB/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/CB/D.A Press)

A pandemia da covid-19 mostrou ao país a importância das micro e pequenas empresas (MPE) para a movimentação da economia, em um cenário de altas taxas de desemprego e surgimento de novos negócios. Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, cerca de 4,2 milhões de novos empreendimentos desse tipo foram criados no período pandêmico.

Para Melles, as dificuldades enfrentadas durante o período de isolamento e de retomada das atividades deram às MPE a devida valorização. "Nesse ambiente de dificuldade nós percebemos a importância das micro e pequenas empresas. Elas são responsáveis por mais de 70% dos empregos gerados no país", disse. O presidente do Sebrae foi o entrevistado de ontem do programa CB. Poder, parceria do Correio e da TV Brasília.

Os pequenos negócios são responsáveis por cerca de 30% do PIB brasileiro e recolhem R$ 80 bilhões por ano aos cofres públicos.

Melles afirmou que o Sebrae está "facilitando cada vez mais o acesso das MPE ao Fundo de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Fampe)", fundo garantidor de crédito gerenciado pela instituição. Das 4,2 milhões de pequenas e microempresas criadas na pandemia, 50% procuraram apoio do Sebrae para obter crédito no período.

Carlos Melles aponta como a maior dificuldade dos empreendedores a alta dos índices de inflação, das taxas de juros e dos preços da energia. Segundo ele, o Sebrae fez grande diferença no enfrentamento desses percalços. "Soubemos aproveitar a crise e as oportunidades. Posso dizer que o Sebrae ajudou muito. Ele esteve presente esse tempo todo com aquela máxima: o Sebrae de que o Brasil precisa, socorrendo, atendendo e apoiando na hora e no momento certo", afirmou.

* Estagiários sob a supervisão
de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação