O fundador do Spotify, Daniel Ek, usou uma estratégia manjada para aliviar a barra da empresa no caso Joe Rogan, o humorista americano que mantém um podcast popular na plataforma com conteúdos racistas e contrários à vacina. Ek fingiu pedir desculpas, mas, no fundo, não vai fazer nada em relação ao assunto. Em carta enviada a funcionários e estrategicamente vazada para a imprensa, escreveu o seguinte: "Não há palavras que eu possa dizer para transmitir o quão profundamente sinto pela forma como a controvérsia 'The Joe Rogan Experience' continua a impactar cada um de vocês". "Enquanto eu condeno fortemente o que Joe disse e concordo com sua decisão de remover episódios antigos da nossa plataforma, eu sei que mais pessoas vão querer mais. E eu vou deixar um ponto muito claro: não acredito que silenciar Joe é a resposta." Ou seja: Rogan, um campeão de audiência, continuará no ar. Resta saber se a pressão da sociedade não levará Ek a rever a sua decisão.
Em rápida expansão, PicPay quebra recordes
O PicPay, maior aplicativo de pagamentos do país, emitiu, em 2021, o maior volume de cartões de sua história. O número de plásticos nas mãos dos usuários chegou a 12,5 milhões, ou sete vezes acima do total registrado em 2020. Além disso, o produto movimentou cerca de R$ 3,4 bilhões no último trimestre, 10 vezes mais do que o transacionado no quarto trimestre de 2020. Há dois anos, o PicPay tinha 14 milhões de usuários cadastrados em sua plataforma. Agora, são 60 milhões.
São Paulo Motor Experience substitui Salão do Automóvel
O Salão do Automóvel de São Paulo, principal evento da indústria brasileira de carros, retornará em 2022 com uma série de mudanças. O velho formato, basicamente restrito à exibição de carros, será substituído por um modelo mais dinâmico, com test drives, desfiles de carros antigos, shows e debates de temas atuais. Segundo os organizadores, o nome também será diferente. Agora, a designação oficial do evento, programado para o próximo mês de agosto, é São Paulo Motor Experience.
SUVs e carros elétricos avançam no mercado brasileiro
Dois dados chamaram a atenção no balanço divulgado pela Anfavea, associação que representa as montadoras, sobre o desempenho do setor em janeiro. Enquanto a produção de veículos implodiu, as SUVs e os veículos elétricos alcançaram participação recorde no mercado. O market share dos utilitários esportivos chegou a 50,6%, o maior patamar da história. Por sua vez, as vendas de automóveis e comerciais leves eletrificados representaram 2,2% do total, também o melhor resultado de todos os tempos.
» A economia inicia o ano em dificuldades. Em janeiro, o Indicador Antecedente de Emprego do Brasil caiu pelo terceiro mês seguido, chegando ao menor nível em quase um ano e meio, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A piora do indicador é resultado da combinação da desaceleração econômica com o surto da variante ômicron.
» Uma boa notícia para aliviar o desânimo na área econômica: depois de 13 meses consecutivos de alta, o endividamento das famílias brasileiras caiu em janeiro, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ainda assim, o cenário preocupa: 76% dos brasileiros têm dívidas a pagar.
» A ferramenta Google Mobility, que mede o deslocamento de pessoas por meio de telefones celulares, confirma o que já se suspeitava: o comércio perdeu força em janeiro. Na semana encerrada no último dia 28, a circulação de pessoas em áreas de supermercado e farmácias no país foi 2,9% menor do que no período pré-pandemia.
» A Oncoclínicas, líder no tratamento de câncer na América Latina, vai pagar R$ 150 milhões pelas operações da Cemise, rede de clínicas com atuação no Nordeste. Trata-se da quarta aquisição da empresa desde que abriu o capital, em agosto do ano passado. Atualmente, o grupo conta com 70 unidades espalhadas por diversas regiões do país.
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