Rapidinhas

Correio Braziliense
postado em 24/05/2022 00:01

Com 5G, produtividade das empresas vai aumentar

A tecnologia 5G está longe de ser adotada em larga escala no Brasil, mas as empresas aguardam ansiosas a sua disseminação. Não é para menos. A quinta geração da banda larga sem fio, afinal, provocará grande revolução. Segundo levantamento da Accenture Industry X, o setor automotivo será um dos mais beneficiados. A consultoria estima que, com a aplicação da inteligência artificial e robôs de altíssima precisão nos processos industriais — métodos que ganharão impulso com a nova fase das redes móveis —, a produtividade das montadoras crescerá até 15%. A mudança se deve a um fator essencial: velocidade. Com o 5G, a internet é pelo menos 100 vezes mais rápida do que a da geração anterior. Suas aplicações são quase ilimitadas. Um exemplo: os veículos autônomos, um dos focos da indústria automobilística, dependem de uma rede complexa de sensores interligados por inteligência artificial, algo só possível com a nova tecnologia.

Nestlé compra empresa de alimentos naturais

A operação brasileira da fabricante de alimentos Nestlé quer expandir a atuação na área de nutrição. Para isso, oficializou, ontem, a compra da Puravida, empresa de alimentos e suplementos naturais que produz itens orgânicos, naturais e à base de plantas, além de suplementos nutricionais do segmento conhecido como "clean label" (sem inclusão de aditivos). No ano passado, a Puravida faturou R$ 295 milhões, um acréscimo de 42% sobre 2021. O valor da aquisição não foi divulgado.

Rede Giraffas fatura alto com Dia das Mães

O desempenho da rede de fast food Giraffas é o retrato da recuperação do setor de alimentos e bebidas fora do lar. No fim de semana de Dia das Mães, a marca registrou a segunda maior venda nominal de sua história, muito próxima do recorde do Natal passado e 25% acima de 2019, no mesmo período. Apenas no domingo comemorativo, as vendas atingiram 138,3% da meta estabelecida pela companhia. Atualmente, a Giraffas possui cerca de 400 unidades em operação em 25 estados brasileiros.

Bancos planejam adotar biometria
facial em transações

As tecnologias de identificação digital estão chegando a níveis impressionantes de sofisticação. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), seus associados começarão em breve a solicitar a biometria facial do cliente para todos os tipos de transação bancária, inclusive as de valor baixo. A entidade espera que a medida dificulte a ação de criminosos. Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco deverão adotar o sistema a partir do segundo semestre deste ano.

O mercado brasileiro de futebol está ansioso pela chegada ao país do fundo Arabia Public Investment Fund (PIF). Dono do clube inglês Newcastle, o PIF tem US$ 700 bilhões em seu portfólio. Segundo fontes do setor, seu foco são clubes em dificuldades financeiras, mas que possuem torcida numerosa.

A gigante de moda Zara lançou uma novidade no setor: a cobrança de taxas para a devolução de produtos. Segundo a empresa, trata-se de uma tentativa de reduzir os prejuízos causados pelos compradores que fazem pedidos em excesso sem a intenção de ficar com todos os itens. Por enquanto, a iniciativa é válida para o Reino Unido.

A rede de cafeterias americana Starbucks, a maior empresa do setor no mundo, deixará em definitivo a Rússia após 15 anos de operação no país. O motivo, claro, é a guerra na Ucrânia. A Starbucks possui 130 lojas em território russo e emprega cerca de 2 mil funcionários. Poucos dias atrás, o McDonald's anunciou medida idêntica.

O colombiano David Vélez, presidente e fundador do Nubank, entrou para a tradicional lista das 100 pessoas mais influentes do mundo elaborada anualmente pela revista americana Time. Em seu texto de apresentação, a publicação diz que Vélez "desafiou o status quo e hoje em dia o mundo reconhece o seu trabalho".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação