Restituição do IR

Liberada consulta ao 1º lote

Cerca de 3,3 milhões de idosos, pessoas com deficiência e professores receberão um total de R$ 6,3 bilhões nessa etapa

Fernanda Strickland
postado em 24/05/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h de hoje, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física referente ao ano de 2022. No total, 3,3 milhões de pessoas estão incluídas nessa etapa. O valor das devoluções do IR soma R$ 6,3 bilhões e estará disponível na conta-corrente dos contribuintes em 31 de maio.

Normalmente, quem recebe a restituição no primeiro lote do Imposto de Renda, são os contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração e não caíram na malha fina. Segundo a Receita Federal, neste lote só há pagamento da restituição para quem está na lista prioritária: idosos acima de 80 anos; contribuintes com idade entre 60 e 79 anos; pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave; e profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério.

No entanto, também serão liberadas hoje consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina mas depois acertaram as contas com o Leão.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

De acordo com o calendário elaborado pela Receita, os próximos lotes de restituição do IR de 2022 serão lierados em 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação