infraestrutura

Serviços puxam alta no consumo de energia

Correio Braziliense
postado em 21/06/2022 00:01

O consumo de energia elétrica no Brasil segue em ritmo de crescimento e, pelo quarto mês consecutivo, apresentou alta na comparação com 2021. O volume consumido no país em maio alcançou os 63.169 megawatts médios, cerca de 1,2% a mais do que no ano passado, segundo dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O avanço tem sido motivado principalmente pelos setores da indústria e grandes empresas, como shoppings e redes de varejo, que compram energia no mercado livre. O resultado cresceu 5,8% no comparativo anual, o que levou o segmento a representar quase 37% do total consumido no país. Na avaliação da CCEE, o crescimento é sinal da retomada de setores importantes da economia, sobretudo o de Serviços, e do bom momento para as exportações.

Já no mercado regulado, que consumiu pouco mais de 40 mil megawatts médios, houve uma redução de 1,3% frente a maio de 2021. O ambiente, no qual as pequenas e médias empresas e as residências compram energia por meio das distribuidoras, foi muito afetado pela queda das temperaturas em boa parte do Brasil a partir da segunda quinzena do mês, incomum para este período do ano.

Avanços graduais

Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE, comentou a evolução do consumo de energia. No setor de Serviços, ele observa avanços graduais desde o começo do ano, com a retomada de atividades que foram fortemente impactadas pela pandemia. "Aliado a este fator, programas de transferência de renda devem manter ou aumentar a capacidade de compra da população no curto prazo. O cenário tende a ser de permanência da alta do consumo de energia para o segmento", indica.

O retorno de eventos presenciais e a retomada da movimentação em shopping centers são os principais motivos para o crescimento de 22,6% no consumo de energia elétrica no setor de Serviços em maio, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

No comparativo anual, a CCEE observou cenário de aumento neste segmento em 20 estados, com destaque para Ceará (28,2%), Minas Gerais (26%), Pernambuco (17,5%) e São Paulo (17,4%). (FS)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação