Rapidinhas

Correio Braziliense
postado em 27/06/2022 00:01

Nos Estados Unidos, empresas se mobilizam em defesa da mulher

Grandes empresas americanas deram um notável exemplo de civilidade. Após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar a lei que garantia nacionalmente o direito ao aborto no país — agora a decisão é de cada estado —, gigantes como Comcast, Disney, JP Morgan, Netflix, Paramount, Sony e Warner Bros avisaram que vão cobrir custos com viagens para pessoas que desejarem realizar o procedimento em estados que o autorizem. Com a nova decisão da Suprema Corte, o aborto deverá ser proibido em 26 dos 50 estados americanos. O mundo corporativo dos Estados Unidos está mobilizado. Na semana passada, a marca de roupas e acessórios Patagonia anunciou que pagará a fiança de funcionários que forem presos em manifestações pró-aborto. A decisão vale para os colaboradores que protestarem "pacificamente por justiça reprodutiva". Os casos acima levam a uma reflexão: Por que no Brasil as grandes empresas ignoram as atrocidades cometidas cotidianamente contra mulheres?

No Brasil, mundo corporativo teme ataques nas redes sociais

As empresas brasileiras evitam se posicionar a respeito de temas como o aborto porque temem a violência das redes sociais. "Sempre discutimos internamente se é o caso de entrar nesse assunto, porque o consideramos importantíssimo", diz a diretora de Recursos Humanos de uma companhia da área financeira. "Mas a intolerância das mídias sociais e os ataques que partem, principalmente, da ala ultraconservadora da sociedade acabam nos influenciando. Isso é um erro, admito."

Parceria entre Brasil e Alemanha resulta na criação de fertilizante

Pesquisadores da Embrapa Instrumentação (SP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do instituto alemão Forschungszentrum Jülich criaram uma nova classe de fertilizantes multifuncionais. O produto é feito a partir do enxofre, rejeito da indústria do petróleo, e aumenta a produtividade de culturas como a soja. Com 70 milhões de hectares plantados, o Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo.

Gerdau e universidade se unem para pesquisar aço de alta performance

Parcerias entre o mundo corporativo e instituições acadêmicas estimulam a inovação. A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, fechou acordo com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para a pesquisa de aços ultrarresistentes de alta performance. Segundo a empresa, o foco principal é o estudo da chamada transformação bainítica, que confere ao aço tenacidade e resistência mecânica. Inicialmente, o projeto se concentrará no desenvolvimento de materiais para o setor de óleo e gás.

O Programa de Especialidade e Geração de Acesso ao Sistema Único de Saúde (Pegasus), criado pela americana Medtronic, traz frutos para o Brasil. A empresa fechou parceria com Hospital do Rocio, na região metropolitana de Curitiba, para que portadores de obesidade realizem cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, método minimamente invasivo e raro no SUS.

A iniciativa Pegasus deverá envolver, nos próximos três anos, 20 hospitais públicos e privados nas regiões Sul e Sudeste, interior de Minas e capitais. A expectativa da Medtronic é beneficiar 20 mil pacientes que farão cirurgias bariátrica e metabólica, entre outras. O projeto consumiu
R$ 1 milhão em investimentos.

A startup Appmax, especializada em soluções de pagamento, descobriu que 50% das compras on-line que utilizam o Pix não são concluídas. Como os códigos gerados pelo e-commerce valem por apenas 30 minutos, muitos clientes não prosseguem com o pagamento antes de o código expirar.

Por que a desistência ocorre? "Na fricção de último momento, entre a geração do código e a abertura do app do banco, dá tempo para o comprador mudar de ideia ou se envolver em algum imprevisto", diz Betina Wecker, cofundadora da Appmax. Outro motivo é a dificuldade de uso do Pix por pessoas não adaptadas a ferramentas digitais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação