Terras agrícolas têm forte valorização em uma década

Correio Braziliense
postado em 29/06/2022 00:01

A valorização das áreas agrícolas brasileiras nos últimos anos vem tornando o investimento em imóveis rurais bastante lucrativo. Na última década, conforme levantamento da consultoria IHS Markit, o preço de terras em áreas consolidadas do agronegócio nacional subiu, em média, 10% ao ano — é mais do que a maioria dos investimentos disponíveis no mercado brasileiro. Os estados do Matopiba (sigla que reúne as iniciais de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) deram retornos maiores, de 20% ao ano. Alguns segmentos também brilharam. Conforme os dados apurados pela IHS Markit, as terras destinadas ao cultivo de grãos tiveram variação positiva de aproximadamente 30% apenas nos últimos 12 meses, um resultado extraordinário considerando o pífio desempenho, por exemplo, do Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Os campos para pastagens também apresentaram valorização expressiva, de 11,6% no período de um ano.

Enquanto Elon Musk fala, Richard Branson faz

A Virgin Orbit, empresa de foguetes
e satélites do bilionário britânico Richard Branson, foi autorizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) a operar na Base de Alcântara, no Maranhão. A ideia de Branson é fazer o primeiro lançamento orbital doméstico no Brasil já em 2023. Lembre-se que seu concorrente, o americano Elon Musk, veio ao país em maio com a promessa de oferecer internet banda larga via satélite para a Amazônia por meio de sua empresa Starlink. Enquanto Musk fala, Branson faz.

Huawei percorrerá o Brasil para divulgar 5G

A chinesa Huawei lançou um projeto inusitado no Brasil: a realização de um roadshow pelo país para divulgar a tecnologia 5G. Até aí, nada de novo. O surpreendente é a forma que escolheu para fazer isso. Batizada de 5G Truck, a iniciativa consiste em percorrer 15 cidades brasileiras nos próximos seis meses com um caminhão de 20 toneladas que terá a missão de divulgar as soluções da empresa relacionadas à quinta geração da internet. O projeto é fruto de parceria com o Senai/Cimatec.

Volkswagen corre para ultrapassar
Tesla no mercado de elétricos

Quem vai liderar o mercado de carros elétricos? Por enquanto, a Tesla está na dianteira, mas a Volkswagen acha que pode ultrapassar a rival nos próximos anos. Em evento com funcionários, Herbert Diess, presidente mundial da Volks, afirmou que a empresa de Elon Musk está se enfraquecendo e que isso representa uma oportunidade para a montadora alemã. "Até 2025, podemos estar na liderança", pontuou Diess. Em 2022, a Volks deverá vender 700 mil elétricos, metade do volume previsto pela Tesla.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação