Minoritários devem ir à Justiça

Correio Braziliense
postado em 06/07/2022 00:01

Na avaliação de advogados especializados em sistema financeiro e mercado de capitais, os acionistas minoritários devem acionar a Justiça para cobrar informações mais claras do BRB. Também devem questionar o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para os advogados, está claro que o BRB só poderia ter consolidado o balanço de 2021 depois de levar a público os resultados da BRBcard e da BRB Seguros.

Os mesmos especialistas lembram que, se as contas foram aprovadas pelos controladores sem as devidas formalidades, todos podem ser processados por má-gestão. "O Banco Central, em particular, olhará com lupa o balanço do BRB e responsabilizará todos por qualquer eventual dolo", diz um dos advogados.

O BRB diz que tudo está dentro da lei. Sobre o não detalhamento da BRBcard e da BRB Seguros no resultado consolidado, o banco assegura que "a mutação patrimonial" está registrada em várias notas explicativas.

O banco ressalta, ainda, que as provisões para perdas com devedores subiram de R$ 491 milhões, em 2020, para R$ 953 milhões, em 2021. Já em relação à parceria com o Flamengo, o banco afirma que não é obrigado, legalmente, a apresentar informações. O negócio está sendo questionado no Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação