Opinião

Opinião: Alguém como Ruth

A juíza americana Ruth Bader Ginsburg, que morreu na última sexta-feira, aos 87 anos, teve uma trajetória digna de não cair no esquecimento

Ana Dubeux
postado em 20/09/2020 06:00
 (crédito: ALEX EDELMAN/AFP)
(crédito: ALEX EDELMAN/AFP)

Para pessoas de fé como eu, existe uma certeza: ninguém veio ao mundo a passeio. Mas há seres humanos que correm uma maratona linda e rompem a linha de chegada, empunhando um troféu diferente: o próprio legado. A juíza americana Ruth Bader Ginsburg, que morreu na última sexta-feira, aos 87 anos, teve uma trajetória digna de não cair no esquecimento. Viveu para reafirmar a luta pelas causas de gênero, para defender a igualdade entre homens e mulheres e, até morrer, lutou pela democracia. E fez isso porque era isso que dava sentido à sua vida. Ou seja, não foi sacrifício, foi missão, o que não quer dizer que seja mais fácil.

Devemos a ela não apenas o reconhecimento, que cabe aos grandes, mas o fim em si mesmo: o efeito real de sua luta. Dizer, elogiar, enxergar valor pode ser bem fácil, embora não seja qualidade de todos. Transformar a vida em ação, levantar a voz, enfrentar os pares machistas, mudar leis são outros quinhentos. Agir em prol do outro, da sociedade, e escolher a luta democrática é também renúncia e coragem.

Ruth inspirou o filme Suprema e teve a caminhada narrada no documentário A Juíza (RBG), que disputou o Oscar da categoria no mês passado. É a arte ajudando a história. De novo e sempre. Graças a isso, mais gente vai conhecer e se reconhecer no legado dela. Sim, é preciso virar exemplo. Quantas delas serão necessárias para enxergarmos e vencermos os mais estúpidos preconceitos com os quais lidamos diariamente?

Mulheres que desbravam caminhos, destravam processos, soltam a voz e ultrapassam trincheiras machistas para ocupar espaços de fala, de poder e de exemplo são as nossas esperanças diárias de um mundo melhor. E são tantas... Lenda de causas progressistas, Ruth foi ícone jurídico, pop e feminista e deixou seu lugar vago, uma lacuna para a disputa política e para (que pena!) uma indicação à la Trump. Mas, sabemos, que a causa dela nunca estará perdida; que outros olhares femininos e feministas se debrucem sobre o mundo. Machistas passarão, pessoas como Ruth são eternas.

Trailer de Suprema

Trailer de A Juíza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags