A força da televisão

Adriana Izel
postado em 22/09/2020 08:04 / atualizado em 22/09/2020 08:12
 (crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)
(crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)

Na última sexta-feira, os veículos de comunicação, em geral, celebraram os 70 anos da chegada da televisão no Brasil. O marco é a primeira transmissão televisiva do país com a inauguração da TV Tupi, o Canal 3, após grande investimento do empresário Assis Chateaubriand, dos Diários Associados, que trouxe os equipamentos técnicos para o território brasileiro.

O estranho tubo “que aprisionava as pessoas lá dentro”, como muitos imaginavam no início ao tentar entender a “mágica” por trás das transmissões, foi tornando-se, aos poucos, um artigo indispensável na vida do brasileiro.

Foi pela telinha que o país assistiu momentos históricos, seja no Brasil, seja no mundo. Da queda do Muro de Berlim, na Alemanha, ao atentado de 11 de setembro, nos Estados Unidos. Do sequestro ao ônibus 174, no Rio de Janeiro, aos protestos de 2013 que se alastraram pelo Brasil. Tudo isso acompanhamos com os olhos hipnotizados no televisor.

Mas não foi só o noticiário que colocou o público de olho na telinha, também as histórias cativaram a todos. As novelas, o formato mais brasileiro de dramaturgia, viraram paixão nacional. Ditaram moda, mobilizaram o país e, em alguns momentos, até dividiram a população entre lados de um triângulo amoroso, recurso comum nos folhetins.

Com o tempo, outros formatos foram ganhando força: talk show, programas de entretenimento, até chegar ao reality show, gênero que entrou para a rotina dos brasileiros. Mesmo que seja só para falar mal, lá está o povo mobilizado por atrações como Big brother Brasil e A fazenda, para citar exemplos que perduram na televisão brasileira há mais tempo.

O notório é que, nesses 70 anos, a tevê fez parte da história do país e das lembranças da maioria da população brasileira. Espelhou os costumes, ditou tendências e retratou grande parte da narrativa tupiniquim. Um viva a tevê!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação