Sem retrocessos na W3

Roberto Fonseca
postado em 16/10/2020 07:22 / atualizado em 16/10/2020 08:39

Por pressão de representantes de supermercados, a discussão sobre o fechamento da W3 Sul aos domingos e feriados para o tráfego de veículos voltou à tona. Há quatro meses, a via tornou-se com uma espécie de Eixão do Lazer em dias não úteis. É liberada apenas para a circulação de pedestres e ciclistas. Uma bela ideia, que agora voltou a ser criticada por motoristas e por uma parcela bem pequena dos comerciantes.

As reclamações são basicamente duas: 1) queda na vendas nos supermercados; 2) dificuldades de circulação dos carros entre as quadras 700/900 para as 100/300, e vice-versa. O primeiro ponto merece, sim, uma reflexão mais aprofundada por parte do governo, tendo em vista a necessidade de manter a arrecadação de impostos e quanto isso impacta no caixa dos empresários. Já o segundo, desculpem-me os motoristas, mas é pensar só no próprio umbigo e não no bem comum da sociedade.

Dar a chance de pedestres e ciclistas transitarem livremente pela W3 aos domingos e feriados é uma forma de aproximar a população da via que já foi o principal ponto comercial da capital. E está dentro de uma tendência mundial: liberar ruas e avenidas movimentadas das grandes metrópoles para uma maior convivência social é uma realidade. Há belos exemplos em São Paulo, Rio, Nova York, Paris etc. Sou defensor, inclusive, de que a ideia seja implementada em outras cidades do DF, como Guará, Águas Claras, Gama, Taguatinga. A população só tem a ganhar.

Acredito que o fechamento da W3 em dias não úteis é apenas o primeiro passo do processo de revitalização do local. Propostas para reocupar o comércio existem aos montes. Uma das que pode dar certo é a definição por setor, com incentivos fiscais para abertura de lojas específicas em determinado local. Não seria interessante, por exemplo, se a quadra X fosse a da cultura, com bares descolados, lojas de equipamentos do som, oficinas e tal? E se a Y abrigasse apenas comerciantes de serviços rápidos, como conserto de panelas, sapateiros, alfaiates, cabeleireiros, etc. Segmentação pode ser a solução.

Vejo a exclusividade da W3 para pedestres aos domingos e feriados como uma das boas propostas que surgiram nos últimos tempos. Pode ser aprimorada, nunca abandonada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação